Manual do usuário: leia e siga em frente

Se você está se dando ao trabalho de ler este manual, é porque, de alguma forma, ainda não conseguiu captar o espírito deste blog.

Então, aqui vão algumas dicas para que possa entender como este blog foi criado, como ele está estruturado, como ele funciona e como tirar o maior proveito dele possível.

1 - Este blog foi criado por mim, Rosenvaldo, simplesmente porque eu gosto de escrever, e em 2004 os blogs entravam na moda na internet. Eu nunca soube exatamente para quê poderia servir um blog, e andei postando coisas aleatoriamente nele ao longo dos anos. Então, se quer mesmo saber, este não é um blog administrado por um profissional do ramo, como muitos por aí o são. Eu nunca tive disciplina, nem grandes ilusões ou esperanças com este blog, e nunca pensei em usá-lo para ficar famoso, nem ganhar dinheiro, nem promover uma causa, nem nada. Eu simplesmente posto coisas nele de vez em quando, sem maiores pretensões. É isso. Mas...

2 - Ele poderia, digo apenas poderia, ser algo mais que um amontoado de postagens desestruturadas. Quer saber? Na verdade, blogs não permitem nenhum tipo sério de estrutura. São como rolos de papel higiênico: longas fitas brancas de papel virtual, onde começamos escrevendo numa ponta e vamos desenrolando-os ao longo do tempo, sem estrutura nenhuma. Lamento, mas essa é a verdade. Se existe alguma ordem, ela é meramente cronológica, como o são todos os blogs.

3 - Assim, ele funciona mal, muito mal. Mas pode vir a funcionar melhor. Uma forma de fazer um blog funcionar melhor é por meio da interatividade. Se você, por exemplo, chegou até ele por qualquer caminho que seja, e leu alguma coisa, pode ter gostado ou não do que leu. A única forma de melhorar o blog é recebendo algum feedback seu, por menor que seja. Eu sei que as pessoas visitam o blog atraídas pelo título de alguma postagem qualquer. Mas eu não sei se elas gostam ou não do que leem. Então, não posso saber se o que eu estou escrevendo está funcionando ou não. Logo, resta esperar pelos comentários, que nunca são postados, para meu desgosto e desânimo.

4 - Por fim, ainda que você tenha lido algo por acaso e não tenha paciência para deixar algum comentário, resta a recomendação para que continue lendo. Quer um conselho sensato? Vá para a postagem mais antiga e leia tudo, mas tudo mesmo, da postagem mais antiga para a mais recente. O que você vai ganhar com isso? Vai, no mínimo, ter a oportunidade de sair de sua rotina, seja ela qual for, e se embrenhar em um emaranhado de assuntos que, garanto, não fazem parte de seu dia-a-dia. Será como ler um livro de 600 páginas, tal como um Harry Potter, ou um romance desses qualquer, exceto que não é um romance. É um emaranhado de ideias, e a experiência valerá a pena. Arrisque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário