segunda-feira, 9 de agosto de 2004

Eu, robô

Acabei de assistir o filme "Eu, robô".

Filmes de ficção são um caso à parte. Aliás, o cinema é um caso à parte, penso eu. É paradoxal que um filme de ficção científica consiga fazer com que um fato real se pareça ficção, e com isso, faça com que a ficção se pareça com um fato. Vou tentar me explicar.

Sempre que assisto a um filme de ficção, percebo quatro coisas interessantes:

Primeiro: que os criadores dos filmes de ficção realmente conseguem fazer com que o futuro pareça algo incrivelmente diferente e maravilhoso, ao menos no momento em que o filme está em cartaz. Claro, no momento em que é lançado, o filme com cenas futuristas é o que melhor retrata o futuro para o seu exato presente. Depois de alguns anos, se assistirmos ao mesmo filme, provavelmente veremos que o futuro que ele prometia não se concretizou, ou que era uma promessa absurda, ou ridícula, ou avançada demais, mas no momento do lançamento, eles realmente conseguem captar nossas melhores expectativas quanto ao futuro.

Segundo: que embora eles versem sobre o futuro, esse futuro, por mais longínquo que seja, ainda é próximo demais para que venhamos a vê-lo materializado em realidade. Há cenas de filmes que se passam em 2020 e que achamos que se realmente elas se tornarem fatos em 2020, então um futuro maravilhoso nos aguarda, mas as coisas na vida real são muito mais lentas. Filmes que mostram coisas em 2020 tratam, na verdade, de coisas que só virão a ocorrer em 2200. Sempre ficamos com uma leve sensação de que, com o passar dos anos, o filme prometia coisas boas demais, cedo demais, para serem possíveis, e sentimos uma certa frustração. Mas só podemos perceber isso bem depois que o filme foi lançado.

Terceiro: a indústria do cinema, por ela mesma, nunca foi considerada como parte de um possível futuro. Não fazemos ficção sobre a indústria do cinema, e por isso, não alimentamos expectativas sobre seu futuro, mas ele chegou: ninguém a cinquenta anos atrás seria capaz de imaginar os avanços que a computação gráfica e os efeitos especiais iriam alcançar. Assistir um filme de ficção fabuloso é assistir também ao presente. Afinal, o filme foi feito agora a pouco, e ele é real. Foi possível fazê-lo! Eis o futuro tornando-se presente!

E por fim, quarto: nós sequer damos conta disso, de que o futuro chegou, ao menos em determinadas áreas. Não temos homens aos montes no espaço, mas temos a Internet, os computadores, o e-mail, os celulares, os efeitos especiais nos cinemas, e sequer damos conta disso. E temos os carros populares!

E por que não nos damos conta disso?

Acho que é porque estamos atolados até o pescoço nisso tudo que chamamos desenvolvimento tecnológico.

Para sermos sinceros, estamos passando pela maior revolução que a humanidade, o planeta, o cosmo já viu, e sequer temos consciência da dimensão dessa revolução. A dimensão da coisa é fantástica, e Will Smith é apenas parte do processo.

Onde isso vai parar?


14 comentários:

  1. [Desinha http://annalonely.zip.net]
    Adorei teu blog!

    10/08/2004 18:40

    ResponderExcluir
  2. [tininhaperez]
    Olá seu blog é muito bom...tem bastante conteúdo...mas... Quando amanhecer o dia... Quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante. Espalhe-o. Fale de coisas boas, de sonhos, de amor. Não se lamente. Comece a sorrir mais cedo. E se precisar de alguém para conversar nem pense em me procurar... me procure sem pensar mesmo heheheheheh com carinho tininhaperez

    10/08/2004 21:30

    ResponderExcluir
  3. [Ceiça Sousa]
    Parabéns pelo Blogs e pelos temas. Bom demais. Visite-me

    10/08/2004 22:00

    ResponderExcluir
  4. [Rodrigo]
    Deixe seu blog com fundo músical de sua escolha passa lá no meu blog e saiba como e adorei seu blog show mesmo

    11/08/2004 02:41

    ResponderExcluir
  5. [McGuints]
    Olá, adorei seu post, realmente, é muito duvidoso nosso viver, mas as pessoas, como animais, se adequadam a seus ambientes, antes você viveria sem internet? Pois é antes nem havia internet, o mundo sofre metamorfoses, que quando nos são apresentadas, tornam-se nossas fontes de vida... pense nisso! Um Grande Abraço e passa no meu blog!

    11/08/2004 09:13

    ResponderExcluir
  6. [OLivio]
    Pois bem, ficção realmente é o ó. Tão bela, tão utópica, tão inácessível... o que realmente vale a pena ser citado, e não foi, é que o futuro, a robótica e a tecnologia de ponta já chegaram, e estão por aí. Está no celular que é um computador; no computador que é uma televisão; na televisão que é um ser pensante; no ser pensante que é um amigo, que é um empregado, que é uma empresa que se move por si só. O contraste é o custo dessa tecnologia e o poder aquisitivo do povo. Bill Gates possui em seu acervo brinquedinhos tecnológicos que ninguém mais pode ter, e tal indústria não investe pesado nisso porque sabe que nunca terá um mercado consumidor ácido como o de computadores domésticos ou carros populares. Titânio, manganês e a matéria-prima dos chips custam caro, e nem um milhar de população paga. Sem mercado, sem popularização. Por isso que eu "Eu, Robô" é uma ótima FICÇÃO! É isso... o meu blog é http://oliverhard.zip.net . Inté!

    11/08/2004 09:57

    ResponderExcluir
  7. [Redleh]
    Ainda não vi o filme, por isso não li o blog, mas acredita, hoje estarei indo e ainda hoje leio tudo! hehehehehehe! paz...

    11/08/2004 13:39

    ResponderExcluir
  8. [Luana]
    Puxa, adorei o seu blog, o texto sobre o Michael Moore, foi muito interessante. Tb tenho um blog aqui na uol, e confesso que é uma merda ter que ficar salvando o texto de 5 em 5 min. Espero que um dia possamos conversar um pouquinho, vc me parace uma pessoa muito divertida. Visite meu blog. http//:luanaggoncalves.blog.uol.com.br

    11/08/2004 17:02

    ResponderExcluir
  9. [rafael]
    Ola muito legal seu blog!!! Continue assim!!! Passe no meu depois!!!! Tchau...

    11/08/2004 18:54

    ResponderExcluir
  10. [Rodrigo]
    Deixe seu blog com um fundo músical, entre no meu blog e saiba como, adorei seu blog, mas vc podia falar mais sobre vc... ah passa la´hein!!

    12/08/2004 01:10

    ResponderExcluir
  11. [Rodrigo]
    Deixe seu blog com um fundo músical, entre no meu blog e saiba como, adorei seu blog, mas vc podia falar mais sobre vc... ah passa la´hein!! no www.kit_musica.zip.net

    12/08/2004 01:11

    ResponderExcluir
  12. [lucas]
    pessimo%2Besse%2Bsite%2Bnota%2B0000000000000000000000000000000000000000000000000000000porcaria%2Buma%2Bdroga

    12/08/2004 10:22

    ResponderExcluir
  13. [rafael amanajás]
    Muito bacana teu blog... parabéns pela indicação... abraço!

    12/08/2004 14:10

    ResponderExcluir
  14. [Escax]
    Oi! Vc devia visitar o www.jovemnerd.com.br

    12/08/2004 14:39

    ResponderExcluir