quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Pensamento Ecológico

No primeiro texto postado neste blog, eu mencionei uma agenda que tenho utilizado desde 1999. É uma agenda de papel, comum, com a foto de peixinhos impressa numa capa dura e folhas comuns presas numa espiral de arame. Comprei-a para anotar bobagens. Chama-se Ecoagenda 1999.

Pois bem, logo no início, nas primeiras páginas, há um espaço para planejarmos ou anotarmos nossas 'atitudes ecológicas em 1999'. Assim que comecei a usar a agenda, anotei cinco itens, cinco futuras atitudes, cinco pequenos projetos pensados assim de imediato. Nada muito elaborado. Apenas coisas simples que qualquer mortal pode realizar sem muito esforço.

Passados quase seis anos, olho a pequena lista e chego a várias conclusões bastante curiosas.

No entanto, a primeira conclusão a que chego lendo a listinha de cinco promessas é a de que das cinco atitudes que planejava adotar em 1999, de fato acabei vindo a adotar ao longo desse tempo praticamente todas elas. Se nem todas estão sendo seguidas em suas formas mais perfeitas, ao menos em parte elas estão. Essas pequenas atitudes adotadas significam que as pessoas mudam, embora que lenta e irregularmente, ao longo dos anos. Eu mudei! Meu primeiro item na lista era 'parar de fumar'. E parei mesmo, faz mais de cinco anos. Sei que não há muita relação entre ecologia e o hábito de fumar, mas o fato é que eu concretizei aquilo que me propus a realizar. Ter mudado provoca uma sensação de esperança no futuro, já que o nosso presente hoje em parte é melhor que o nosso passado, naquilo que tínhamos de indesejável nele. Se no passado mudamos para melhor, podemos continuar mudando e esperar um futuro um pouco melhor que hoje naquilo que hoje não desejamos.

Mas não é só. Cheguei a conclusões interessantes sobre o processo de conscientização ecológica, ou marketing ecológico, assim como, de maneira irreversível, a mentalidade ecológica penetrou na mente de todas as pessoas, e de como essa mentalidade é em parte correta, mas em parte, não. Entretanto, essas conclusões são longas demais para se discorrer num simples blog. Na medida em que as colocar por escrito, e vou colocá-las, estarei divulgando-as em meu site pessoal http://www.rosenvaldo.com .

Por enquanto, ficamos com a conclusão, singela, mas verdadeira, de que podemos mudar, e mudamos. Apenas a escala de tempo de nossas mudanças pessoais é que é lenta demais para que percebamos e possamos nos felicitar por elas.

Viva nossas mudanças para melhor!


3 comentários:

  1. [CIGARRA]
    Olá , muito interessante sua mgs . É verdade mesmo , parece q agente nem muda , mas como mudamos com o tempo ... pra melhor e as vezes pra pior , fazê o que ... Bjs . passa no meu blog .

    19/08/2004 14:04

    ResponderExcluir
  2. [Fabricio]
    Seu blog conttinua muito legal.Espero sua visita no meu. http://20comer.zip.net. Valews

    21/08/2004 00:31

    ResponderExcluir
  3. [Guilherme]
    Gostei muito do seu blog e do site também. Conheci através desse texto na lista de discussão da uol. Parabéns.

    29/08/2004 13:08

    ResponderExcluir