terça-feira, 31 de maio de 2011

Sobre "parar de fumar"...

Eu disse que tenho uma velha Agenda 99 e que uma de suas primeiras páginas é dedicada àquilo que chamamos "atitudes afirmativas". A agenda pedia que escrevêssemos algumas ações que tomaríamos no início do ano e que ajudariam a salvar o mundo do colapso ambiental.

Eu, com a ingenuidade de um bom consumidor, listei cinco atitudes que julguei ecológicas.

A primeira atitude era "parar de fumar".

O que tem a ver "parar de fumar" com ecologia?

Eu já fiz essa pergunta antes, nesse blog, neste post, mas não a respondi.

De que forma um fumante contribui para a destruição do planeta Terra?

Acho na verdade que fumar e destruir a natureza são coisas tangentes. São formas diferentes de agressão inadmissíveis. São ambas coisas que devem ser combatidas. São problemas com causas diferentes e soluções diferentes, mas ambas urgentes e delicadas.

Há entre o fumante e o destruidor da natureza uma estreita relação. É uma relação sutil, mas crítica. Solucionar um problema é pré-condição para a solução de outro problema. Senão, vejamos.

Entendo que um fumante, e eu já fui um fumante, empreende uma ação no ato de fumar que representa uma séria agressão a sua própria saúde. Parece que hoje em dia poucos são os fumantes que admitem ignorar os males que o fumo produz. Podem desprezar os riscos, podem alegar que são riscos de longo prazo, mas não podem afirmar que não existem riscos à saúde.

Ora, um fumante é pressa de um vício. Um vício químico, é verdade, mas um vício destrutivo.

Em meu raciocínio rápido, pareceu-me incoerente que alguém possa tomar atitudes ecológicas sem antes tomar atitudes mais urgentes em busca de salvar a si próprio de um vício claramente destrutivo.

São riscos reais os decorrentes da destruição ecológica do planeta, mas um fumante está muito mais sujeito a riscos que um não fumante.

Além disso, era para mim uma questão de amor próprio. Como pode alguém amar a natureza e não amar a própria saúde?

Como salvar o mundo e não salvar a si próprio antes? Pior: como esperar salvar o mundo morrendo antes inutilmente de um vício?

O pensamento ecológico deveria, sim, estar subordinado ao pensamento de uma vida saudável. Pessoas doentes deveriam primeiro cuidar de si, depois cuidarem do mundo.

Assim, pareceu-me que não poderia me deter em ações ecológicas sem antes cuidar de minha própria saúde.

Mas, se o fumo é um vício, e não nasci fumando, como acabei caindo nesse engano tão caro e doloroso?

Essa é outra questão. Mas não para agora.

Ademais, esse meu raciocínio sobre a relação entre fumo e ecologia está relativamente correto, mas incompleto.

De qualquer forma, parei de fumar.

Essa é a questão principal, e que muito me tem feito pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário