sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Livros de Administração

Em meus planos de leitura em 1999, como minha sexta opção, eu tinha planos de ler "Planejamento Estratégico", de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, um livro da área de Administração. Comprei-o em um sebo em Goiânia, onde eu então morava. Já tinha alguma noção do assunto, mas devo ter encontrado o livro em uma das muitas andanças que fazia pelos sebos da cidade. Pesquisando pacientemente as estantes dos sebos, fui encontrando sempre coisas interessantes e montando minha pequena biblioteca. Devo tê-lo encontrado em uma dessas andanças.

Depois, como minha sétima opção de leitura eu tinha "Fundamentos da Administração", de Koontz e O'Donnell, um clássico do ramo. Eu sabia desses autores por eles serem referências nas faculdades. Todo aluno de Administração de Empresas estuda Idalberto Chiavenato e seu "Introdução à teoria geral da administração". Eu não fui excessão. Na verdade, tive contato com esse autor, mas não adquiri o livro. Como todo estudante, eu simplesmente tirava cópias de capítulos de seu livro, fazia as provas e seguia em frente. Era um livro caro e eu não entendia a importância de ter minha própria biblioteca. Então, acabei comprando o clássico de Koontz e O'Donnell influenciado pela leitura das cópias de capítulos do livro de Chiavenato, depois de formado. Somente mais tarde vi a importância do livro de Chiavenato e o comprei também, em um sebo em Goiânia.

Ao dizer que pretendia ler Koontz e O"Donnell, eu disse que pretendia ler outros livros de Administração. Isso se deveu ao fato de que ao montar minha lista, em 1999, eu já era formado. Formei-me em 1996. Então, eu tinha já vários outros livros sobre o assunto.

Na verdade, tinha muitos livros na área das ciências sociais e econômicas. Tive a sorte de ganhar um monte de livros de um amigo, mas isso é assunto para outro momento. Quando me referi a outros livros de Administração na minha agenda, referia-me a Koontz e O'Donnell, a Chiavenato, mas também a Lawrence J. Gitman e seu "Princípios de administração financeira".  Este eu comprei em meu terceiro ano na Faculdade, em 1995, na livraria da então Universidade de Anápolis.

Esses eram os livros de Administração que eu pretendia ler em 1999. Se os li ou não direi em breve. Antes, direi dos outros livros que pretendia ler, os livros de Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário