quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Planos reais de leitura

Meu plano de leitura incluia Og Mandino e seu "A Universidade do Sucesso". Já disse aqui como tomei conhecimento do livro e porque o li. Mas o meu exemplar de Og Mandino foi comprado eu não me lembro onde. Provavelmente eu o comprei em algum sebo em Guaratinguetá. Ou talvez em Anápolis. Não me lembro.

Já os livros de Dale Carnegie, "Como fazer amigos e influenciar pessoas" e "Como evitar preocupações e começar a viver", eu tomei conhecimento de ambos no próprio livro de Mandino. Comprei ambos em um sebo no centro de Anápolis.

Já o livro "Organize-se!", de Sunny Schlenger e Roberta Roesch, eu o descobri numa banca de livros que existia (e talvez ainda exista) dentro da Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis, no prédio que fica próximo à Prefeitura da cidade. O que me levou a me interessar por ele foi o fato de eu estar cursando Administração de Empresas naquela instituição de ensino, que na época chamava-se Universidade de Anápolis, ou UNIANA. Mas não foi só isso. Eu já tinha lido alguma coisa sobre organização e métodos, um campo de estudos da Administração, que trata de um assunto bem parecido, só que aplicado a ambientes profissionais e não pessoais ou particulares. De qualquer forma, o assunto já havia antes despertado meu interesse. Afinal, também há um capítulo no livro de Og Mandino que trata de organização. São coisas básicas, mas para quem nunca havia ouvido falar em organização, aquilo me soou muito útil e importante.

O quinto livro da lista, "Como tomar decisões difíceis", é de Donald Weiss. O título diz tudo. É um livrinho fino, mas muito interessante. Depois, pude entender melhor o conceito de tomada de decisões, tão cara aos administradores. Há dezenas de autores que tratam do assunto e a tomada de decisões é uma coisa tida como muito importante. Que decisões eu tinha que tomar na época em que me interessei pelo pequeno livro de Weiss? Não me lembro agora, mas eu precisava relê-lo. E, só para constar, eu o comprei usado em um sebo em Anápolis.

Os demais livros são de Administração e Filosofia. Falarei deles no próximo post.

Por enquanto esses eram os cinco primeiros livros de meu plano de leitura. O que dizer deles?

Há muito o que dizer deles, mas não agora.

Agora vou dormir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário