quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Olga e a informação em um Blog às moscas

Esse meu blog anda meio às moscas. De repente, me deu uma sensação de não ter nada a dizer ao mundo, de não ter assunto digno de ser comentado. Não que eu não tenha vivido nesse meio tempo. Não é isso. Eu andei fazendo coisas: lendo compulsivamente, comprando livros compulsivamente, pensando em problemas insolúveis até ter vertigens, assistindo filmes, como Olga...

Ah, Olga merece alguns comentários.

Ela, a atriz, é bonita!

Falando sério, acho que é sintomático o fato de que uma alemã tenha se tornado uma heroína nacional. Por quê? Faltam mulheres nativas de garra? Temos preconceitos de nós mesmos? Acho às vezes que sim: o outro herói das telas foi Guevara, que por acaso é logo argentino. E, sejamos honestos, Cazuza não foi lá nenhum herói. Um anti-herói, digamos, mas não um exemplo a ser seguido, penso eu. Sim, temos Senna, que a Globo insiste em querer fazer se passar por herói nacional, e o povo insiste em engolir essa conversa mole. Acho, aliás, que é apenas uma questão de tempo para ele sair na tela, assim como Renato Russo. Mas, e os heróis? Lacerda? Gostei dele...

Por falar em Lacerda, imaginem que uma avenida ou praça principal na Berlim da Alemanha moderna se chamasse Avenida, ou Praça, Adolf Hitler. O que dizer disso? Um escândalo, não é mesmo? Pois no Brasil, um ditador da estatura de Getúlio Vargas ainda desperta saudades, passados cinquenta anos de seu suicídio. Por quê? Faltam heróis na política? Ou, Vargas não foi, na verdade, um verdadeiro ditador? Ah, toda cidadezinha que se preze tem uma praça ou avenida Getúlio Vargas. Por quê? Ah, ele foi um homem de visão e modernizou o país. Certo, mas a China também está se modernizando sob os tacos das botas comunistas. Eu seria capaz de trazer o progresso embrulhado em sangue.

Chega. Para quem não tinha nada para dizer, já disse muito...

Uma coisa mais me anda prendendo a atenção: a explosão do conhecimento. O Apocalipse bíblico já vaticinava: "...e a ciência se multiplicará..."

Somando essa multiplicação ao fato de que não há na verdade conhecimento verdadeiro, e sim, apenas proposições que seus autores querem que aceitemos como verdadeiras, e temos que nos resignar ao trabalho de filtrar do meio dessa explosão de informação aquilo que realmente interessa.

Acho que a explosão do conhecimento poderá ser um problema muito em breve. Nosso conhecimento nos destruirá como uma praga bíblica se não nos atermos aos seus efeitos potenciais.

Mas essa explosão é assunto para outro dia.

Por hora, deixe-me espantar as moscas desse blog com o pouco que tenho em mãos.


8 comentários:

  1. [Gus]
    Rosenwald, Passei e gostei...

    15/09/2004 12:04

    ResponderExcluir
  2. [Rocco]
    E aí rapaz.. tava de bobeira e acabei esbarrando no seu blog.. li todo o seu comentário e cheguei a uma conclusão: por que temos essa necessidade pelo estabelecimento de heróis nacionais? por que a necessidade de construção de mitos? por que olhamos com certo desprezo os grandes nomes "mundiais" quando todos fazemos parte da mesma sopa global? o meu herói sou eu mesmo, que ralo nessa selva para me manter vivo!! Abração

    15/09/2004 12:23

    ResponderExcluir
  3. [Betha]
    Oi, oi Rosenvaldo! Vi teu post no uol.literatura, vim dar uma olhadinha no teu blog e não me arrependi: é da melhor qualidade. Continua a dizer o que tens vontade neste espaço.Não te importa com a ausência de comentários.Nem todo mundo comenta, mas certamente muitos vêm aqui ler.Dá o teu recado e quem tiver olhos para ler que o faça. Sucesso! Ps- tenho um blig que também parece estar às moscas.Estou pouco...Sempre que quero e tenho tempo posto!

    15/09/2004 12:55

    ResponderExcluir
  4. [Adolpho]
    "Pobre o povo que precisa de Heróis" Bertolt Brecht. "Herói é aquele que não teve tempo de fugir" Millor Fernandes Heróis são as figuras de marketing do regime, seja ele qual for. Ainda que o da ignorância, sob o qual atualmente vivemos.

    24/09/2004 14:49

    ResponderExcluir
  5. [Adolpho]
    Adendo importante: Quando me referi ao regime da ignorância sob o qual vivemos, não fiz nenhuma referencia ao atual Presidente, pois ha muito não traço paralelo entre escolaridade ou a falta dela e a ignorância. Referi-me à total inversão de valores intelecto-culturais da sociedade brasileira contemporânea.

    24/09/2004 15:53

    ResponderExcluir
  6. [Felippe]
    Não acredito q encontrei alguem de Tujuguaba na Net :).... Fui visitar Tujuguaba esse fds e tomei uma cerveja no banco da praça q vc descreve em frente a igreja :-)

    13/10/2004 11:46

    ResponderExcluir
  7. [Adolpho]
    E ai? Nao tem mais post?

    19/10/2004 16:54

    ResponderExcluir
  8. [Paulo Rezende]
    Rosenvaldo, dá uma olhada no nosso Portal, o www.vitrineliteria.com.br. Pode ter algo lá que te anime a voltar a atualizar seu blog mais amiude. Abs

    09/04/2005 19:06

    ResponderExcluir