segunda-feira, 7 de abril de 2008

A perseverança e as blografias

Pensando sobre blogs, acho que se uma pessoa quisesse escrever a história de sua vida, ela poderia usar um blog?

Acho que não, a menos que os leitores comecem lendo sobre a vida no sentido contrário ao do relógio. Não sei se há blogs que permitam organizar as postagens do sentido da mais antigas para as mais recentes, de maneira que quem leia comece lendo primeiro as coisas mais velhas e só depois chegue às mais novas. Mas é dessa maneira que deve ser lida uma biografia qualquer.

Tudo bem, pode-se escrever no sentido contrário, mas não seria legal. Depois, há sempre histórias que devem ser intercaladas entre um período e outro do tempo, porque nossas biografias são formadas com base em nossas lembranças, e nossa memória não funciona exatamente de maneira cronológica. Então, de repente eu me lembro de uma história legal que aconteceu lá atrás no tempo, mas o blog não permite que eu coloque a história nova no meio das velhas, porque ele, o blog, está amarrado a um conceito diferente de tempo.

Outra coisa interessante que andei fazendo foi visitar blogs das pessoas no Uol, usando o critério das categorias, tais como economia, laser, família e outras. Na verdade, ninguém se importa em classificar seus blogs corretamente. E depois, como eu imaginava, pouca gente posta mais que uma dúzia de mensagens.

Blogar requer paciência, perseverança e conteúdo.

Acho que vou arriscar criar minha biografia como um site. Embora seja tecnicamente mais difícil, um site é mais flexível que um blog.

Por falar nisso, eis um produto legal sobre o qual trabalhar na web. Um blog próprio para biografias. Algo como Blografias.

Legal!


3 comentários:

  1. [Rodrigo]
    É tbem nunca vi blogs de tras para frente Blog Silence

    08/04/2008 19:25

    ResponderExcluir
  2. [Charles Araújo]
    "Blogar requer paciência, perseverança e conteúdo." E eu que o diga! O meu blog tem o intuito de reunir crônicas, poemas ou até músicas que tenham uma lição de vida... só sei que agora eu me pego sempre pensando em temas para escrever textos pro meu blog, ou então procurando textos interessantes... auhsuahus Vida de blogueiro não é fácil! http://comoumdiscoarranhado.blogspot.com/

    08/04/2008 19:41

    ResponderExcluir
  3. [Leo]
    Primeiramente agradeço o comentário e a visita! É uma novidade p mim o conceito de 'blografia' e digo que adorei a idéia! Um site é uma idéia mais madura e mais atrativa tb,mas como vc mesmo disso, é um pouco mais complicado. Se quiser visitar um que eu fiz, fique a vontade: http://www.hikki.xpg.com.br Leandro Morais http://www.hikaridream.blogspot.com

    08/04/2008 19:59

    ResponderExcluir