domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mil anos de vida

A frase de Dale Carnegie, a de que nosso problema não é a ignorância, mas a inércia, me fez lembrar de uma outra importante frase que havia lido no livro de Og Mandino, sobre a urgência de nossa vida. Então, tratei de procurar a frase no livro de Mandino e a copiei também na minha Agenda 99.

O livro de Mandino é composto de textos de vários outros autores. Mas a frase que me vinha à cabeça era uma frase tirada de um capítulo intitulado "Como reconhecer os sintomas do fracasso". Neste capítulo, Mandino nos remetia a um texto de Dorothea Brande, uma escritora americana. Dorothea Brande escrevera o livro "Acorde e viva!" durante a Grande Depressão, em 1936. Neste texto, ela nos exorta a não desperdiçar o tempo.

Em determinado momento, Brande cita o imperador romano Marco Aurélio, provavelmente tirando a frase da obra Meditações, escrita pelo imperador filósofo. Como uma de suas máximas, Marco Aurélio adverte a si mesmo:

"Não aja como se tivesse mil anos de vida"

E eu, impressionado com a advertência de Marco Aurélio a si mesmo, anotei em minha agenda a frase acima, acompanhada de uma exortação: Aja!

Se nosso mal não é a ignorância, mas a inércia, a solução é agir, agora, e não como se tivéssemos mil anos a mais para gastar tranquilamente.

Na época, me pareceu uma sábio conselho, exceto por ser um conselho muito difícil de ser seguido.

Ah! Como é fácil falar...

Bom, pelo menos eu estava tentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário