segunda-feira, 24 de março de 2008

O backup eterno

Perdi um tempo hoje fazendo um backup deste blog.

Quem já perdeu alguma coisa de que gosta e que estava aparentemente segura no HD de algum computador ou em algum servidor na internet?

Um dia, você acorda e seu HD já era. Onde foram parar seus arquivos amados?

Não, não há seguro contra HDs perdidos. É um drama que pode deixar uma pessoa louca.

Mas e os dados que estão na internet? E nossos blogs queridos? E se um dia eu for com o meu navegador até a página de meu amado blog e ele não existir mais? Onde foram parar meus textos perfeitos? O provedor irá lamentar, e dará desculpas e descontos, mas não fará nascer de novo aquele texto inspirado e sublime. Se eu não fizer um backup desses textos lindos, e logo, eu corro o risco de cair no esquecimento, após um bug ou vírus. Como um incêndio, bugs, vírus e negligência de empresas podem destruir o trabalho de anos das pessoas inocentes. Então, não tema fazer um backup de tudo o que você produz, seja no HD, seja nos blogs da vida. Um dia, eles podem sumir.


Mas, e depois?

Um dia, quando eu morrer, tudo que escrevi será deletado. As coisas que escrevo são importantes somente para mim.

Eu posso ter uma multidão de fãs, como um Drummond ou um Chico Xavier, mas ninguém se importará em colocar meus textos à disposição do mundo. Tudo será esquecido.

E meus papéis, meus documentos, minhas notas fiscais, meus recibos, minhas contas de luz pagas, meus talões de IPTU? O que será feito dos meus arquivos em papel?

Nada.

Não será feito nada deles. Alguém com um pouco de mal humor irá colocar tudo no latão de lixo mais próximo.

Por que pensar nisso?

Ah! É só o vício do pensar estratégico. É só mania de pensar a longo prazo. Só isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário