quarta-feira, 9 de abril de 2008

A deterioração das coisas

Como disse, tenho milhares de e-mails arquivados. O mais antigo deles foi uma mensagem de retorno, de 1999, enviada pelo ListBot, depois que eu me filiei a um newsletter sobre conspirações.

Hoje, o ListBot não existe mais, o site com o newsletter não é atualizado a quase uma década e o dono dele agora está envolvido em um projeto totalmente diferente.

Tenho também um monte de e-mails da mesma época em que eu aplicava na Bolsa de Valores, via homebroker, na antiga Nettrade. Tentei acompanhar os links antigos dos e-mails, mas não há mais Nettrade, nem Patagon.com, nem nada. Pode-se pesquisar o surgimento da Nettrade e da Patagon no Google, via revistas de negócios da época, como Você S/A e outras, mas é só. O site é apenas uma página vazia.

Todos os projetos daquela época desapareceram.

Também o Listbot foi comprado pela Microsoft, e a corretora on-line daquela época hoje deve pertencer a algum grande banco.

Essa é a prova de que há uma espécie de deterioração, uma corrosão que vai aos poucos destruindo sites e projetos do mundo virtual da mesma maneira que vemos as coisas físicas à nossa volta se deteriorarem.

Ontem eu passei alguns minutos muito desagradáveis consertando a saída de água do tanquinho da área de serviço, que estava vazando e ficou inoperante por longos meses, à espera de minha ação definitiva.

Eu havia comprado os encaixes novos, mas a coisa, o prédio, a colocação do tanquinho junto demais da parede, foi tudo tão mal feito que eu não pude usar os encaixes da maneira como deveriam ser usados. Tive de serrar, cortar, abrir, enfim, tive de fazer um malabarismo tal que no final a tubulação encaixou-se, mas continuou o mesmo maldito vazamento que me levou a tirar a tubulação antiga, deixando tudo exatamente como estava no início.

É, as coisas apodrecem e fedem. Mexer com canos de esgoto não é uma coisa muito legal.

Mas, não podemos deixar as coisas se desmancharem à nossa volta. Nem mesmo os sites, blogs, e-mails e pastas com documentos antigos.

De fato, passei umas duas horas separando documentos que venho juntando ao longo dos anos. Foi uma separação superficial, que ainda precisará de mais umas duas ou três peneiradas para ficar perfeita, mas foi um bom trabalho.

Também coloquei o scanner no micro novo. Agora, posso escanear as coisas e jogar os papéis fora. Também é um bom começo.

Por fim, vasculhei o site do IG em busca de uma conta de e-mail que nem lembrava que tinha por lá. Conferi e tinha mesmo a conta, com 36 e-mails acumulados desde a metade de 2007. Eu nem lembrava mais dele. Usei-o uma vez para tentar criar meu primeiro blog, mas não deu certo. Do blog, nem sinal. Não faço a menor ideia do que andei escrevendo no meu único post.

Para fechar o dia, achei um site que eu precisava muito conhecer: o Alexa.

Mas deixemos o Alexa para depois. O fato é que as coisas se deterioram, sejam essas coisas materiais ou virtuais.

Cabe a nós mantê-las. Ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário