sábado, 17 de julho de 2010

Teorias alternativas

Eu gosto de ciência. Gosto das surpresas que vêm embutidas em raciocínios que fogem do normal. Por isso resolvi iniciar um blog sobre ciências, mas ele não prosperou, como quase todos os blogs mundo afora.

Ele se chamava Teorias Alternativas e morreu com 69 visitas, provavelmente todas minhas.

Ele começava assim:

04/09/2009

Você já imaginou se...

Imagine que tudo aquilo que foi dito sobre algo pode estar errado.

Escrito por Engels às 15h15

Engels era meu nickname usado em foruns net afora.

09/10/2009

Como são as coisas

As coisas são realmente como são?

Existe ou não existe um Deus?

A realidade é como aparenta ser?

A Ciência tem respostas para as perguntas acima?

O que é o homem?

O que é o universo?

Somos capazes de compreendê-lo?

Essas perguntas são metafísicas?

Talvez, mas o que é exatamente metafísica?

O universo é confuso ou simplesmente nos recusamos a aceitar a sua simplicidade quase infantil?

Responder essas questões e outras mais requer muita ponderação, mas podemos arriscar tentar respondê-las?

E por que não fazê-lo, e por que não logo aqui?

Afinal, estamos em meio a uma revolução tecnológica, e talvez o debate em escala global ajude a clarear a confusão sobre aquilo que sabemos ou achamos saber.

Como uma primeira proposta, talvez seja interessante retomar dúvidas menos complexas. As dúvidas tendem naturalmente a ser cada vez maiores ao longo do tempo.

Mas quais foram as nossas dúvidas iniciais e mais simples?

Cada qual tem suas próprias dúvidas, e nem sempre há um ponto em comum sobre qual seja o, ou os questionamentos mais corriqueiros ao longo da vida das pessoas.

De minha parte, a primeira dúvida foi de caráter religioso.

Minha primeira grande dúvida foi uma dúvida simples: a Bíblia é mesmo um livro sagrado?

Essa dúvida, corriqueira, comum, típica de um adolescente nos seus parcos dezoito anos prima pela singeleza e não poderia ser diferente tendo-se em vista minha origem. Sou, como tantos milhões de outros seres humanos, um cidadão brasileiro nascido na segunda metade do século XX no Brasil, até então, um típico país católico.

Eu fui criado no seio da Igreja Católica.

Então, por que a dúvida?

Essa é uma questão simples, como veremos mais adiante.

Escrito por Engels às 00h59

Depois disso, não escrevi mais nada.

Hoje resolvi exclui-lo da blogosfera, porque não posso mantê-lo em atividade. Mas a idéia continua válida.

Assim, sempre poderei postar algo sobre ciências aqui, nesse blog, que é mais consistente e duradouro.

Adeus, Teorias Alternativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário