quarta-feira, 14 de maio de 2014

O Museu do 11 de Setembro de 2001

Eu disse nesta postagem de 8 de junho de 2004 e nesta postagem de 17 de novembro de 2012 que achava surpreendente que ainda não houvesse um parque temático explorando a tragédia de 11 de Setembro de 2001. Um visitante do blog comentou que um parque temático não, mas já um museu seria bastante provável.

Hoje, leio a notícia de que, sim, de fato os americanos irão ter seu museu do 11 de setembro de 2001.

Evidentemente, há razões a favor e contra esse tipo de exposição, e não vou entrar no mérito da questão, mas de qualquer forma, fica aqui o registro de que às vezes podemos ter insights bastante interessantes em nossos sonhos e pensamentos, mas como o mundo é vasto e repleto de gente pensando todo tipo de coisa, não importa o que você sonhe ou pense, provavelmente mais alguém, em algum lugar qualquer do planeta, terá a mesma ideia ou o mesmo sonho que você, e acabará ficando rico ou famoso com essa ideia ou sonho, e você, nós, ficaremos com aquela sensação de que perdemos mais uma rara oportunidade na vida.

Eu sei muito bem que uma simples postagem em um blog não poderia de forma alguma influenciar na criação de um museu sobre a tragédia de 11 de Setembro de 2001 do outro lado do mundo. Alguém na América teve a ideia de maneira independente da minha, e foi mera coincidência eu ter relatado esse meu sonho no blog e depois ver os fatos confirmando o sonho.

Mas, essas  coincidências não deixam de ser curiosas. Um memorial era obviamente previsível. Um museu, nem tanto. Sim, essas coincidências ou previsões acertadas me deixam muito curioso. É o fenômeno da serendipidade, e falarei mais sobre isso no momento adequado.

Por fim, relembro que o capitalismo tem esse interessante poder de fazer as pessoas ficarem pensando, pensando, pensando, procurando soluções para problemas que às vezes sequer sabemos que temos, ou nem temos de fato.

Agora, para concluir: vi algumas fotos do museu e, apesar dos comentários acima, ele não deixa de ser impressionante.

Como foi possível que um evento como o 11 de Setembro pudesse acontecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário