sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Um blog como uma incubadora de ideias II

Após breve pausa, retornamos ao debate do tema que é o nome deste artigo: um blog como uma incubadora de ideias.

Eu disse no artigo anterior, que é a primeira parte deste texto: não temos controle sobre o que as pessoas pensam quando leem um artigo qualquer em um blog. Sequer temos controle sobre quem lê ou não nossos artigos.

Já tratei do problema que é não ter controle sobre quem lê ou não nossos artigos. Agora, falarei sobre o que as pessoas pensam sobre os artigos que leem, e se temos ou não algum controle sobre esse pensar.

Eu encerrei meu primeiro artigo dizendo que antes de questionar se este ou qualquer outro blog pode ser ou não uma incubadora de ideias, era preciso que nós entendêssemos o que é uma incubadora de ideias.

Mas, ainda que não saibamos exatamente o que seja uma incubadora de ideias, podemos nos questionar sobre o que tem a ver uma incubadora de ideias e o controle que temos sobre o que pensam as pessoas que leem nossos artigos em nossos blogs.

Ora, seja o que for uma incubadora de ideias, será através de artigos que tentaremos desenvolver ideias.

Desenvolver ideias? Quer dizer que uma incubadora, que até então não sabíamos o que era, agora é algo que se presta a "desenvolver ideias"?

Que seja, ou então, quem sabe, apenas debater ideias, ou ainda mais simplesmente, divulgar ideias.

Mas esperem: divulgar ideias é diferente de debater ideias, que é também diferente de desenvolver ideias. Cada verbo trás em si um objetivo diferente, um alvo diferente, que necessita de uma estratégia de ação diferente. Divulgar não é o mesmo que desenvolver. Debater, no sentido de dialogar sobre um tema, não implica necessariamente em divulgação ou aprimoramento deste tema.

O que é uma incubadora de ideias, então?

Sem mais aprofundamentos, ela é uma ferramenta para se "trabalhar com" ideias. Que tipo de trabalho será este, se de divulgação, discussão ou desenvolvimento, não sabemos, ou não decidimos ainda, mas é certo que envolverá ideias.

Ideias são o quê, então?

O que é uma ideia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário