quinta-feira, 26 de março de 2015

Coisas estranhas

É do dramaturgo Públio Terêncio Afro a frase:

"Sou um homem: nada do que é humano me é estranho"

Mas as coisas não são bem assim na vida real.

O comportamento humano nos causa estranheza mesmo quando estamos entre pessoas socialmente próximas a nós. Somos ainda mais surpreendidos quando diante de culturas muito diferentes das nossas e é lugar comum se dizer que um simples gesto de um povo pode representar uma ofensa para um dado outro povo, como se além da língua, que quase nunca é comum, ainda vivêssemos uma Babel de costumes e valores, o que certamente é verdade diante de tanta gente vivendo em lugares tão diferentes e longínquos.

Mas, quando o assunto é dinheiro, a frase de Terêncio deveria ser um dever. Parafraseando-o, poderíamos dizer, deveríamos dizer que "sou um homem, logo, nada do que é econômico me é estranho".

Essa afirmação está muito longe de ser verdade.

O mundo do dinheiro é estranho mesmo para pessoas bem intencionadas, dispostas a desbravar suas sutilezas e mistérios, e também o é para aqueles que, ignorando os mistérios, buscam simplesmente ganhá-lo por meio de diferentes artimanhas e subterfúgios, quando não simplesmente trabalhando honestamente como empregado de alguém ou de algo.

Certamente o dinheiro não é a única coisa estranha no mundo.

A teoria da relatividade é estranha e dizem que poucas pessoas a entendem de fato. Muitos dizem conhecê-la, mas isso não passaria de uma mera crença. A diferença é que uma pessoa pode dizer que conhece os segredos do dinheiro, mas ao dizer isso, pode ser facilmente desmascarada, contanto que não o tenha em grande quantidade, conseguido pelos seus próprios méritos.

Dizem que quem realmente conhece os segredos do dinheiro não se dispõe a dizê-los por nada neste mundo, exceto por mais dinheiro.

É como a lenda da galinha dos ovos de ouro, no entanto: quem a tem não cometeria a idiotice de matá-la para ter mais ovos, sob o risco de ficar sem nada.

Assim, as pessoas observam, ansiosas, os menores movimentos dos ricos, à espera de que cometam o deslize de revelarem seus segredos inadvertidamente, como um ato falho decorrente de peso na consciência ou outro deslize psicológico qualquer.

Daí que temos dezenas de livros sobre Warren Buffet, George Soros, Bill Gates e outros milionários mais. O segredo revelado é um convite sedutor.

Adianto que não detenho esse segredo.

Afirmo que podemos chegar a ele juntos, aqui, neste blog.

Se isso acontecer, fique quieto. Cale-se quanto ao que vier a saber.

Não mate sua galinha dos ovos de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário