domingo, 23 de outubro de 2011

Meus muitos interesses

Após traçar meus planos de leitura em minha Agenda Ecológica 1999, eu listei algumas das minhas áreas de interesse. Isso já em 2000.

Então, assim está escrito em minha agenda:

Áreas de interesse:
Probabilidade em jogos.
Matemática financeira.
Teorias técnicas – desenvolver.
Mercado financeiro.
Estudar sites na Internet.
Desenvolver site lucrativo.

Agora, o que isso significa?

Uma área de interesse era algum ramo de conhecimento, estudo ou pesquisa que eu pretendia me especializar ou aprofundar. Então, vejamos um pequeno resumo de cada uma dessas áreas:

Probabilidade em jogos: em algum momento, provavelmente quando eu estudava alguma coisa de matemática financeira, eu acabei vindo a tomar conhecimento de outro ramo da matemática, a probabilidade. Não estudei probabilidade nem no segundo grau nem na faculdade. Então, era algo que me interessava aprender. Mas por quê? Porque eu, assim como muitos milhões de pessoas ao redor do mundo, pensava que o mundo dos jogos, das loterias mais precisamente, poderia ser uma forma fácil de se enriquecer. Eu, na minha ingenuidade, pensava que poderia achar um meio que facilitasse as minhas chances de ganhar algum tipo de prêmio. Isso tem um pouco a ver com o jogo do bicho, que sempre jogávamos no nosso velho tempo de donos de bar em Araras, eu e meu irmão Roni. Talvez, e apenas talvez, a probabilidade matemática ajudasse a facilitar as coisas no caminho para a riqueza. Daí meu interesse nessa área.

Matemática financeira: eu havia estudado matemática financeira no terceiro ano da faculdade de Administração de Empresas, em Anápolis, mas não o suficiente para atender ao meu gosto exigente por conhecimento. Eu comprei um livro sobre o assunto na época, mas eu disse que ganhei vários livros de um amigo. E dentre os livros que ganhei, havia um que ia mais longe que a simples matemática financeira. Era um livro de engenharia financeira. Então, eu sabia que se quisesse enriquecer, eu deveria saber muito sobre engenharia financeira. Afinal, aquilo era algo sofisticado e desconhecido. Eu bem que poderia ser um engenheiro financeiro.

Teorias técnicas - desenvolver: eu disse que tenho o livro de Idalberto Chiavenato, o "Introdução à Teoria Geral da Administração". Eu sabia que em Administração uma teoria vive substituindo outra de tempos em tempos. Agora, de posse de meus livros sobre explicações científicas, lógica e tudo o mais, eu poderia entender melhor as teorias da Administração, e quem sabe, aprimorá-las. Sim, eu queria desenvolver minhas próprias teorias da Administração.

Mercado financeiro: eu queria saber mais sobre como funcionavam os bancos, seus produtos, seus contratos, enfim, eu queria conhecer o mercado financeiro como um todo. Queria saber o papel dos bancos como emprestadores e tomadores de dinheiro. Eu queria saber como o dinheiro fluía pelo mundo. Era um anseio legítimo. Afinal, eu queria ficar rico. Um rico precisa saber como as coisas funcionam no mundo financeiro.

Estudar sites na Internet: a Internet estava engatinhando. Eu sabia que fortunas poderiam ser criadas nesse ramo. Eu já entendia razoavelmente bem do mundo da informática, mas não de como construir sites, páginas, aplicativos e coisas do tipo, que permitiriam interatividade em uma página na Internet. Eu sabia que deveria aprender algo mais complexo que simples páginas html estáticas se quisesse ter alguma chance de fazer algo profissional no ramo. Então, eu precisava fazer meus estudos nessa área, algo como uma engenharia reversa em sites que estavam fazendo sucesso, e tentar algo por meus próprios meios.

Desenvolver site lucrativo: por fim, já era 2000, e a bolha das ponto.com tinha estourado. Sites foram à falência porque não eram capazes de gerar receita, nem lucro, nem cumprir o que prometiam aos seus clientes e seus investidores. Logo, eu sabia que não bastava ter um site popular e famoso. Era preciso que ele fosse lucrativo. Esses problemas, em especial o da lucratividade, foram, são e serão sempre os principais problemas na Internet, mas qual negócio fora da Internet não é problemático pelos mesmos motivos?

Era isso que eu tinha em mente quando tracei minhas áreas de interesse: finanças, jogos, internet.

Nada mau de novo.

O que isso resultou? Eu procurei conhecer melhor minhas áreas de interesse ou eu perdi interesse por elas?

Esse blog dirá, mas não agora.

Agora, é preciso seguir em frente. Afinal, escrevi minhas áreas de interesse apenas para ocupar espaço na agenda, já que não tinha mais que cinco atitudes ecológicas em mente para preencher duas páginas inteiras.

Mas olhe, é preciso tomarmos cuidado com aquilo que sonhamos, porque nossos sonhos podem se tornar realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário