quarta-feira, 21 de março de 2012

O despertar da consciência global

"O planeta Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos, mas a vida sobre ele remonta os 3,5 bilhões. O ser humano é ainda mais recente, habita o planeta há cerca de 2 milhões de anos. Até os últimos 200 anos, nossos antepassados viveram em total harmonia com todas as formas de vida. A partir de então, o meio ambiente tem sofrido constantes e variadas agressões. Nos últimos 40 anos, o impacto dessas agressões tornou-se uma grave ameaça à sobrevivência do planeta.

A influência das atividades humanas e as novas tecnologias representam riscos cada vez maiores, e, o que é pior, irreversíveis. O ser humano detém hoje a capacidade de alterar o mundo natural de maneira rápida e em escala global.

Durante a década de 80, os efeitos destrutivos dessas alterações começaram a ser claramente percebidos e ganharam ampla exposição na imprensa do mundo todo. A revista Time, em uma matéria de grande repercussão, chamou o ano de 1988 de "o ano em que a Terra falou". Sua fala foi em forma de secas, ondas de calor, fogo em florestas, enchentes e furacões violentos por várias partes do mundo.

Só muito recentemente os cidadãos e líderes mundiais começaram a acordar para os fatos, mas os esforços ainda são insuficientes.

Segundo os historiadores, estamos em um período considerado decisivo para a tomada de consciência. É agora ou nunca mais..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário