domingo, 29 de março de 2015

O papel precioso

Crianças não costumam ganhar seu próprio dinheiro. Ao menos as que não são obrigadas a trabalhar muito cedo na vida por imposição dos pais, diante de necessidades extremas.

Em geral elas ganham dinheiro dos adultos.

Crianças naturalmente acostumam-se a ganhar quase tudo dos adultos. Isso faz parte da vida e elas não se importam com isso.

Mas, um dia ganham dinheiro.

Dinheiro não é uma coisa obviamente útil para uma criança, mas ela certamente já sabe que as coisas úteis só podem ser obtidas por meio de dinheiro.

Elas não sabem como os adultos fazem para obter o dinheiro. Elas simplesmente aprendem que dinheiro tem valor e que não pode ser perdido ou destruído, porque se o for, algo mais se perde junto. Elas sabem que perdendo dinheiro, perde-se a oportunidade de trocá-lo futuramente por algo útil, como um brinquedo ou um lanche, um sorvete ou um objeto desejado qualquer.

Eu sempre soube que dinheiro, quando não trocado por alguma coisa de valor, deve ficar muito bem guardado.

Lembra alguma coisa como um anel de ouro doentiamente cobiçado por um ser feio chamado Golum, em um conto famoso nos livros e nas telas dos cinemas?

Não sei, mas a semelhança é óbvia.

Não sabemos, quando crianças, como ganhar dinheiro. Mas, como sabemos que os adultos o têm, podemos dar um jeito de pedir dinheiro a eles, de uma maneira ou de outra.

Não me lembro de ter ganho dinheiro de meus pais quando bem novo, mas lembro-me de um tipo de jogo infantil que ocorria, e talvez ainda ocorra, no primeiro dia de cada novo ano, o chamado "Bom Princípio de Ano Novo".

Era comum no vilarejo onde nasci e cresci, e era uma forma de educação financeira para as crianças em geral, porque quase todas elas participavam dessa brincadeira ano após ano, com o consentimento dos adultos, que as estimulavam.

Falarei mais sobre o "Bom Princípio" em breve.

Por enquanto, quero deixar claro que as crianças não só aprendem cedo que dinheiro tem valor, mas que dinheiro pode ser conseguido junto aos adultos mediante o simples ato de pedir. Mais: crianças sabem que dinheiro representa alguma coisa de valor útil no futuro. Logo, elas sabem que precisam guardar bem seu dinheiro ganho dos adultos. E elas são boas nisso.

Acumulação de recursos no presente para uso futuro.

Essa é a mensagem.

Isso soa como economia teórica pura?

Soa. E é.

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