quinta-feira, 24 de abril de 2008

Um backup dá muito trabalho

Passei o dia todo pensando em uma maneira de fazer um backup descente de meus dados no computador.

Pode parecer uma coisa meio paranóica, mas só quem já perdeu um HD sem backup ou teve um micro roubado sabe do que estou falando.

O problema é com o Windows Vista Start Edition, que não vem com um programa descente de backup. Aliás, não vem com programa nenhum de backup.

Tudo bem que o Baixaki e o Superdownloads possuem centenas de programas de backup, mas é que acho que tenho de pensar em algo mais seguro que um simples backup em DVD.

Todo bom site de backup afirma o óbvio: um backup em DVD só faz sentido se for feito em pelo menos duas cópias, sendo uma para se guardar num cofre e a outra para se manter em algum outro lugar do planeta, para o caso de algum míssil cair no prédio onde está o computador principal.

Uma opção aparentemente segura é o backup on-line, mas parece ser um negócio arriscado, porque em geral é pago e temos um limite de tamanho. E depois, uma empresa que presta esse tipo de serviço tem de ser uma empresa segura. Amanhã ela fecha as portas e nossos dados correm perigo.

O problema do tamanho é bem mais sério.

Antes de fazer um backup, eu pensei: quantos arquivos tenho no meu HD?

A resposta é algo em torno de 90.000 deles.

Parece pouco, mas não é.

Eu queria um programa que me mostrasse os meus arquivos hoje, depois salvasse toda a listagem em algum arquivo texto. Daqui a um mês eu rodaria ele novamente e gravaria um segundo registro dos arquivos do meu HD e assim por diante. A idéia é poder acompanhar o que surge e o que desaparece dos meus arquivos ao longo do tempo. Apenas um histórico.

O problema é que uma listagem contendo o nome de 90.000 arquivos simplesmente é grande demais. Mesmo para um arquivo do tipo texto simples.

São quase 1 mega só de linhas de nomes, o que equivale, se fosse impresso, a um bom livro de umas trezentas páginas.

É muita coisa.

Claro, quase tudo é besteira. Milhares de arquivos são do Windows, outros milhares são de outros programas que podemos instalar facilmente. Sobram alguns milhares que são nossos e-mails, fotos, planilhas, trabalhos escolares e apresentações da empresa onde trabalhamos. Mas não queremos perder nada. Afinal, são muitas horas de suor e raiva armazenadas em forma de arquivos.

No fim, poucos programas funcionaram a contento. Acabei com um programinha simples que não consegue listar tudo, mas lista pelo menos as pastas mais utilizadas sem muita demora.

Agora, terei de pensar em uma maneira de selecionar o que presta do que não presta.

Depois, o backup.

Depois, torcer para nunca ter de utilizá-lo para restaurar um HD detonado, ou substituir os dados de um micro roubado.

Essa vida digital não é nada fácil.


4 comentários:

  1. [thiago!]
    Cara...realmente a vida digital é muuito complicada...por isso eu nem tento mexer tanto nessas áres...nunca fiz um backup...nem quero, só pelo q vc disse! gosto mais de mexer apenas na net! é mais fácil!

    24/04/2008 20:24

    ResponderExcluir
  2. [O Fenix]
    ehhehehehe eu passei por isso a poko tempo, mas a melhor forma, eh esqcer os programas e salvar so os seus arquivos mesmo

    24/04/2008 20:52

    ResponderExcluir
  3. [DANIEL]
    REALMENTE KRA AVIDA DIGITAL DA ALGUNS TRABALHOS, NEM MEFALE EM HD QUE SO DE PENSAR JA ME DA CALAFRIO DE FAZER BACKUP!!!! RSSS LEIA TAMBEM: HTTP://PETBOYS.BLOGSPOT.COM

    25/04/2008 08:33

    ResponderExcluir
  4. [Viviane (prima)]
    Vc pode comprar um HD externo e passar tudo pra la como backup... melhor q copiar tudo em dvd ou confiar em algum site.... t+

    09/10/2008 01:03

    ResponderExcluir