sábado, 23 de julho de 2011

Muito prazer, sou sua intranet...

Olá, muito prazer, sou a sua intranet...

Com um sorriso meigo, assim se apresenta ao mundo a minha intranet pessoal. Isso soa chique e sofisticado?

Como assim, uma intranet?

Ah, isso é coisa de nerd. Ah, isso também é coisa de escritor.

Sim, eu tenho uma pequena intranet, um site só meu, onde coloco em ordem um monte de coisas. Minha intranet é um forte concorrente deste blog, porque nem tudo que escrevo eu tenho interesse em divulgar ao mundo imediatamente. Antes, a ideia cozinha em fogo brando ao longo dos meses no meu micro pessoal, para depois ir ter presença no mundo on-line.

É a evolução dos conceitos. Primeiro, escrevemos com papel e lápis, depois, com canetas, depois com máquinas de escrever, e depois partimos para o computador. No computador, partimos do Edit do DOS (ao menos eu parti...) para o Bloco de Notas, depois para o World, depois, para as páginas da Internet. Então, tudo deve acabar em um formato HTML em algum lugar. E quando a coisa ficou legal e queremos fazer algo mais bonito e definitivo, partimos para os arquivos em PDF. Esse é o ciclo.

Assim, pessoas normalmente usam arquivos doc do World para manter suas coisas mais ou menos organizadas, mas nada como uma intranet controlada pelo Front Page para ficar realmente profissional.

Agora, aos fatos.

Minha intranet dá trabalho. Ela é importante, mas toma tempo e exige algum esforço mental para ser organizada.

Ela não é versátil em termos de organização como o Outlook, que já apresentei por aqui, mas ela permite uma clareza muito importante.

Tenho uma rotina de vida, e tenho também uma rotina em frente ao meu computador.

Não podemos viver sem a internet. Então, geralmente sentamos em frente ao micro e logo vamos aos nossos navegadores, em busca de notícias do mundo em geral. Hoje, por exemplo, a notícia principal é sobre o atentado terrorista em Oslo, na Noruega.

Depois, vamos a outros sites quaisquer. Eu, em particular, uso o Internet Explorer da Microsoft. Ele possui uma barra de links favoritos. Meus favoritos estão ordenados em sequência na minha janela. Primeiro, entro no site do UOL, para ler notícias. Depois, vou ao Google e leio mais notícias. Depois dou uma olhada no Orkut, e no Facebook.

É ai que entra a intranet.

Eu poderia ficar horas navegando por milhares de páginas interessantes, mas e minhas tarefas e obrigações?

Elas estão esquecidas no Outlook, que não é um aplicativo para a internet. Então, o que pensei? Pensei em usar minha intranet como um lembrete para cuidar das  minhas coisas no Outlook. Assim, depois de ver meus sites preferidos, passo do link do Facebook para o link da minha intranet.

Minha intranet logo me dá o aviso: vá cuidar de suas rotinas, abra o Outlook, faça algum backup, pense nas milhões de tarefinhas pendentes que prometeu a você mesmo realizar.

E, por fim, quando não estou satisfeito com alguma coisa na minha intranet, basta um click e edito ou acrescento alguma página diretamente com o Front Page.

Essa é uma boa rotina.

Depois, resta esse blog. Mas não importa. O que importa é que não podemos mais viver sem computadores, não podemos mais viver navegando como se fôssemos viver por mil anos e não podemos desperdiçar os milhões de recursos que essas tecnologias todas nos proporcionam. Se posso ser mais eficiente e responsável com o uso de meu tempo através da tecnologia, que seja.

Minha intranet, então, está ai, pronta a me lembrar de tudo.

Aos poucos, iremos conhecê-la melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário