segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ideias centrais

Depois de ter sistematizado um processo de aprendizagem conforme orientado por Dale Carnegie, passei a ler todos os capítulos de seu livro "Como evitar preocupações e começar a viver".

O livro basicamente são 366 páginas de exemplos comuns e conselhos práticos sobre preocupações. Está dividido em oito partes, cada uma delas com vários capítulos, perfazendo no total 28 capítulos e uma série de histórias extras, para reforçar o aprendizado.

Eu segui seus conselhos e li e reli cada capítulo, e anotei o que julguei fosse a ideia central de cada um deles.

Claro, o livro já foi lido por milhões de pessoas mundo afora, e certamente outras pessoas, se fizessem o que fiz, anotariam outras ideias, diferentes das que anotei. Cada pessoa é uma pessoa com problemas únicos demandando soluções personalizadas. A lista de frases que se seguem representam minha percepção pessoal naquele momento de minha vida. Posteriormente, algumas das frases que anotei foram submetidas a questionamentos duros, que me levaram a caminhos que eu sequer imaginava na época, mas, até então, elas eram as ideias centrais.

Anotei inicialmente:

"Parte I: Fatos fundamentais sobre preocupações.

Capítulo 1: Viva em compartimentos diários hermeticamente fechados. Hoje... uma tarefa de cada vez. Saudação à alvorada."

Evidentemente que a frase fora de seu contexto pouco significa àquele que não tem à mão o texto do autor. Em suma, somos orientados a nos concentrarmos no presente, no hoje, e não ficarmos remoendo o passado ou temendo o futuro. O assunto é profundo e merece maiores considerações posteriormente.

Quanto à saudação à alvorada, é um poema de um dramaturgo hindu que viveu aproximadamente no século V de nossa era, chamado Kalidasa.

O poema vem a seguir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário