domingo, 26 de fevereiro de 2012

O nosso mal...

Dando continuidade às anotações de minha velha Agenda 99, afora algumas anotações fora de ordem, das quais tratarei posteriormente, a próxima anotação, seguinte às minhas áreas de interesse, foi uma frase tirada de Dale Carnegie, do livro "Como evitar preocupações e começar a viver".

É uma frase aparentemente simples, mas que me levou a sérias elucubrações ao longo dos anos seguintes.

Na época eu passava por momentos difíceis e resolvi que precisava ler o livro de Carnegie para dar uma melhorada no astral. E precisava ser firme, para não me envolver em problemas maiores. Resolvi ser disciplinado e fazer exatamente o que o autor mandava. E fiz.

Em determinado momento, bem no início do livro, ele pedia  que anotássemos coisas que achássemos interessantes. Com uma boa dose de ceticismo, pensei: quero ver se livros de auto-ajuda funcionam mesmo ou não.

Então, anotei na minha agenda a frase que achei que era a mais verdadeira e sensata:

“Mas já que tocamos no assunto, você e eu não temos necessidade de que nos contem nada de novo. Já sabemos o suficiente para viver vidas perfeitas. Todos nós já lemos as regras de ouro e o sermão da montanha. Nosso mal não é a ignorância, mas a inércia.”

Dale Carnegie, em   "Como evitar preocupações e começar a viver"

Essa frase, senhores, rendeu bons momentos de introspecção e dúvidas.

Falaremos mais dela ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário