quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ideias pobres

Eu disse no meu primeiro post deste blog que o usaria para divulgar minhas ideias, mesmo que elas fossem pobres.

O que é uma ideia pobre?

Não é uma pergunta comum, com uma única resposta, mas se tenho de respondê-la, diria primeiramente que uma ideia pobre é uma ideia que não possui lógica, isto é, sua estrutura interna é falha.

Um outro modo de uma ideia ser pobre é ela ser logicamente coerente, mas, por um motivo ou outro, ser menos interessante. Seria um tipo de ideia que, comparada a outras, poderia ser descartada, por ser a menos produtiva, ou menos benéfica, ou inferior a outras com base em algum critério.

Uma ideia pode ainda ser pobre se, mesmo sozinha, ela mostra-se de difícil execução. Ela parece boa, mas não podemos executá-la. É utópica, sonhadora, irrealizável.

E por fim, e este é o motivo principal deste tópico, vislumbro uma última, mas não menos comum e importante, razão para que uma ideia seja julgada pobre. Ela é julgada pobre não em virtude de si mesma, de sua coerência lógica, sua praticabilidade ou em relação a outras melhores, mas porque é mal apresentada, mal divulgada, seu criador ou divulgador é falho em fazê-la aceita.

Neste caso, é um julgamento injusto, mas ainda assim, um julgamento efetivo. Um julgamento assim tem o poder real de matar uma ideia boa.

Não é exatamente que a ideia em si seja pobre, mas é que ela não tem o apoio necessário para se fazer aceita pelas pessoas.

Quando digo que minhas ideias podem ser pobres, este é um julgamento meu. E pobre, neste contexto, quer dizer que, ainda que uma minha ideia seja coerente logicamente, seja factível e seja melhor que outras semelhantes, ainda assim ela será pobremente defendida.

Digo isso porque este blog não é um blog militante. Ele não tem por objetivo promover minhas ideias. Ele não é um blog panfletário. Eu não quero convencer ninguém. Quero apenas registrar, mais para mim mesmo que para algum possível leitor, aquilo em que pensei.

Não acredito muito na eficácia do poder das ideias. Não acredito muito que palavras possam convencer pessoas. Acho que palavras em geral têm muito pouco poder de convencimento. Tenho certeza que minha capacidade de fazer amigos e influenciar pessoas é nula. Sou fraco nisto e além do mais, as pessoas são teimosas e a concorrência por corações e mentes nos dias de hoje é duríssima.

Não quero convencer nem salvar. Quero apenas registrar, e somente isto.

Afinal, não vivemos em uma era de luzes e isto é apenas um blog. 

Ele não é minha maior contribuição para o mundo, nem um meio de divulgar minha contribuição ao mundo.

Nem sei como as pessoas podem contribuir para o mundo. Há muitas ideias e pouca ação.

O mundo, afinal, está cheio de ideias pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário