domingo, 15 de abril de 2012

Axiomas de Zurique

Quando falamos de correlação entre passado e futuro, uso de dados passados para o planejamento, estamos nos adentrando em seara da Ciência.

Eu, questionando os obstáculos que temos de enfrentar na vida, deparei-me com o medo que temos do futuro. Claro, não podemos sair por ai fazendo as coisas que desejamos sem pensar nas consequências. Mas não podemos ficar paralisados com medo de errar. É preciso alguma linha de raciocínio que nos dê um mínimo de confiança.

Pessoas plenamente cientes dessa realidade, e de posse do melhor que o raciocínio científico da época poderia proporcionar, resolveram formalizar uma série de preceitos que deveria servir de guia para suas ações. Evidentemente que não tinham a intenção de guiar suas vidas por meio desses preceitos. Visavam somente direcionar suas ações no mercado financeiro. 

O mercado financeiro e sua incerteza intrínseca é um dos maiores desafios com o qual um homem pode se deparar. Nele há promessas de riqueza e derrota, e sobre seus números e gráficos milhares dos mais obstinados homens já se debruçaram. A maioria tombou. Alguns prosperaram.

"Os Axiomas de Zurique" é um livro escrito por Max Gunther. Deparei-me, não com o livro em si, mas com alguns de seus axiomas quando estudava maneiras de ganhar dinheiro na bolsa de valores. Alguns axiomas soam mágicos, e todos são muito instrutivos e úteis. Na época em que estudava os textos de Og Mandino, eu não dispunha do livro dos axiomas em mãos. Tenho-o agora, embora não mais aplique na bolsa, e não o li como deveria. De qualquer forma, anotei assim em minha agenda:

"Axiomas de Zurique:


4º Grande Axioma - das previsões: o comportamento humano não é previsível. Desconfie de quem afirmar que conhece uma nesga do que seja o futuro.


5º Grande Axioma – dos padrões: até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.


5º Axioma Menor: cuidado com a armadilha do historiador.


6º Axioma Menor: cuidado com a ilusão do grafista.


7º Axioma Menor: cuidado com a ilusão de correlação e com a ilusão de causalidade."


Como o tema é mais técnico do que parece, falaremos desses axiomas com mais vagar no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário