domingo, 15 de abril de 2012

O fracassado teme o fracasso

Eu disse que uma das razões pelas quais as pessoas desistem de perseguir seus sonhos é a de que elas já fracassaram antes. Logo, temem fracassar novamente.

Isso soa péssimo. Não somos nós, brasileiros, o povo que não desiste nunca? Não somos lutadores?

Mas a realidade é maior que slogans de televisão.

Eu disse que há um mecanismo psicológico embutido nesse comportamento. É um comportamento medroso, pouco digno dos povos e seus slogans, mas profundamente arraigado em nosso DNA de humanos. Digo mais: em nosso DNA de seres vivos. O medo é uma reação mais forte que o chamativo de um mero slogan.

Pesquisando as razões do medo do fracasso por parte daqueles que já fracassaram, anotei assim em minha agenda:

"Por que um fracasso anterior impede a ação?


“A lembrança de sofrimento, perda, fracasso anterior, podem fazer com que a vida pareça não mais valer a pena ser vivida”.


“Os problemas de amanhã são desconhecidos; podem causar novos sofrimentos. Os de ontem estão superados. Ainda são dolorosos, mas o sofrimento é familiar, quase confortável. É mais fácil, menos arriscado ser estático, recolher todo o conforto que pudermos de nossas infelicidades conhecidas”."


Isso soa familiar?

Lamber nossas feridas pode ser a única alternativa para nós que ainda não aprendemos a vencer, nem conhecemos ainda o sabor da vitória.

O assunto é bom, e eu não me contentei com essas respostas, embora elas estejam corretas.

Apenas abro um parêntesis aqui para uma frase de efeito, popular, que cai bem para o momento. É o que veremos na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário