terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Este blog pode ser útil a mim mesmo?

Tenho pensado muito nos últimos dias. Estive de férias por um bom período e o tempo livre permitiu-me pensar com calma, embora que sem muita clareza.

Agora, de frente para este blog, refaço a pergunta acima: este blog pode ser útil a mim mesmo? De que maneira?

Cabe a mim responder.

Na verdade, o blog deve ser útil. Senão, qual a razão de sua existência?

Mesmo um blog popular, que atenda aos interesses diversos de seus leitores, acaba sendo útil a seu dono, gerando a este alguma fama, respeito, amizades e, quem sabe, algum dinheiro.

Eu espero gerar dinheiro com este blog?

Não.

Então, de que maneira ele pode ser útil?

Ele pode ser útil servindo como um meio no qual eu registre meus raciocínios.

De certa forma, ele tem sido isto. Muito do que escrevi nele foi endereçado a mim mesmo. Não escrevo para eventuais leitores.

Então, por que torná-lo público?

Não sei. Curiosidade, vaidade, talvez.

O que me leva a fazer este questionamento justo agora, depois de centenas de postagens sobre um mundo de coisas diversas e desconexas?

É que eu não quero escrever para as pessoas. Este blog, ainda que público, é pessoal e íntimo.

Refazendo a pergunta, indago: do que eu preciso realmente, hoje, que este blog possa me proporcionar?

Digamos que eu precise de ordem mental. Digamos que eu me sinta confuso sobre que rumo dar a parte de minha vida, uma parte que é pública, mas ao mesmo tempo confusa. De que maneira este blog pode me proporcionar ordem mental?

Não sei.

Por falar nisto, quando digo que uma parte de minha vida é pública, na verdade admito que, quer queira, quer não, esta parte já é vista por muita gente, notada por muita gente, e divulgá-la em um blog não gera problema algum, e talvez venha mesmo a gerar algum benefício, na medida em que outras pessoas possam compartilhar das mesmas dúvidas, problemas e dificuldades que enfrento, e publico neste blog. Este eventual ganho justifica sua publicidade? Não sei. Acho que sim.

Então, concluo, este blog pode ser útil na medida em que satisfaça alguma necessidade minha. Logo, ele só poderá ser útil se eu souber exatamente quais necessidades são estas. Do contrário, ele nada pode fazer.

Então, este post, que começa com uma dúvida, termina com outra: quais são minhas necessidades?

Esse assunto de necessidades é longo, muito longo.

Tenho muito o que falar sobre isto, pode apostar.

Por enquanto, basta.

Estou satisfeito já com as pequenas conclusões as quais cheguei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário