quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ordem mental

Eu questionei sobre de que maneira este blog poderia ser útil a mim, e conclui que a utilidade dele depende de quais sejam as minhas necessidades. 

Quais necessidades?

As de oito anos atrás, quando o iniciei, ou as necessidades de hoje, de agora?

Acho que é preciso esclarecer duas coisas aqui a respeito de necessidades. Primeiro, que o que eu chamo de necessidades são na verdade meros desejos. Um blog não pode satisfazer uma necessidade real. Sua utilidade é muito limitada. Talvez uma frigideira vagabunda seja mais útil em termos de suprir minhas necessidades reais do que um blog propriamente dito. Então, devo entender necessidade a ser suprida como sendo um desejo, uma vontade, um capricho intelectual a ser satisfeito.

Que capricho intelectual eu pretendo ver satisfeito por meio deste blog?

Não sei, mas a pergunta agora está melhor formulada.

Segundo, é preciso esclarecer que diferenciar necessidades, agora entendidas como desejos ou caprichos, ao longo do tempo ajuda a perceber que eles, os caprichos, variam na medida em que o tempo passa. Uma hora, desejo isto. Na outra, desejo aquilo.

Assim, antes de saber quais desejos este blog pode satisfazer, eu preciso primeiro saber quais são os meus desejos ao longo do tempo. O que eu quis ao longo dos anos? Meus desejos foram satisfeitos ao longo do tempo ou não? O que fiz com os desejos não satisfeitos? Este blog serviu para satisfazer algum deles? Ele pode ainda ser útil para isto? Um desejo antigo não satisfeito deve ainda ser levado em consideração?

Talvez hoje meu maior desejo seja por ordem mental. Este desejo é fruto exatamente deste cipoal de desejos não satisfeitos demandando minha atenção. Mas são apenas isto: desejos. Sei que são desejos, porque se fosses necessidades, já estaria dando um jeito de satisfazê-las, sem confusão mental, e sem blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário