quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mothman ou o sobrenatural

Eu disse aqui sobre um filme que assisti três vezes. Trata-se de Mothman, um filme sobre o homem-mariposa, uma suposta criatura sobrenatural, estrelado por Richard Gere. Dado que esse é um grande ator, não estou falando de um mero filme de terror de categoria C. Estou falando de um filme que tem alguma consistência temática.

Não há exatamente nada de terrível no filme em si, mas há algumas passagens que me fizeram pensar um pouco mais sobre o estranho mundo em que vivemos.

Não é que eu acredite em monstros sobrenaturais. Eu não posso dizer que seja um crédulo no sobrenatural. Por outro lado, devo admitir que o mundo tal como o conhecemos hoje apresenta mais mistérios do que somos capazes de explicar satisfatoriamente. 

Então, não é uma questão de crença, mas de curiosidade a respeito das possíveis implicações que eventuais respostas a eventos tidos como sobrenaturais podem acarretar.

Historicamente a ciência tem sistematicamente demolido supostos fenômenos sobrenaturais ao longo dos séculos, e não podemos duvidar que mais dia, menos dia, ela acabará desvendando os que ainda restam sem explicação plausível.

Acontece que o registro de coisas estranhas no nosso planeta não para de ocorrer. O mundo continua a nos surpreender quase que diariamente com acontecimentos estranhos, alguns curiosos, alguns assustadores, alguns velhos conhecidos, outros novos e impressionantes, mas de qualquer maneira, acontecimentos que não podem ser explicados com facilidade por uma pessoa comum, e aparentemente, nem pela ciência atual.

Ora, se a ciência não pode explicar algo, o que o explicaria?

Somos forçados a procurar respostas em outras esferas do saber humano, e em geral, apenas explicações teológicas, mágicas, costumam apresentar alguma coerência que satisfaça nosso intelecto.

Dado o fato de que a ciência costuma explicar esses fenômenos mais cedo ou mais tarde, eu tenho a tendência de não procurar refúgio em explicações místicas ou teológicas, mas há casos considerados muito difíceis de serem explicados, ou cuja explicação mística ou teológica nos levaria a uma situação que a razão considera longe demais para se ajustar à nossa realidade.

Mas, além da mera curiosidade pelas explicações desses fenômenos, há uma razão maior para eu ter interesse no paranormal. É que a sociedade ocidental está direta ou indiretamente firmada na efetiva existência deles, e mais, a sociedade ocidental moderna lastreia-se na convicção de que a razão, a explicação para esses fenômenos é de ordem teológica. Logo, ou a civilização ocidental está errada de maneira quase estrutural, ou ela está segura de suas razões, e então, as possibilidades de entendimento do mundo são muitíssimo mais numerosas.

No fundo, no fundo, parece haver uma quase necessidade de que esses fenômenos sejam inexplicáveis pela ciência, e somente explicáveis razoavelmente pela teologia. Do contrário, todo um mundo de civilização desaba.

Se esse mundo desabar, e eu acho que em parte ele já desabou, fica um imenso vazio, que é muito difícil de ser preenchido.

Mas não temos certeza, nem eu, nem a ciência moderna.

Daí que o assunto é curioso, pertinente e urgente.

Se você ainda não se convenceu disso, eu de minha parte já me convenci, e darei minhas razões aqui, para quem quer que queira apreciá-las ou refutá-las.

Atrás do corre-corre do dia-a-dia, paira sempre uma dúvida, nas horas mais escuras e silenciosas de nossas vidas.

Eu me recuso a não enfrentar essa dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário