sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Perguntas que não querem calar

Fico me perguntando:

Afinal, qual a finalidade de um blog?

Quais são as pessoas que se dispõem a levar um blog a sério?

Qual o tempo necessário por dia para fazer de um blog padrão um blog personalizado, bacana e atraente?

E depois, se ele for bastante visitado, o que fazer com os milhares de e-mails de elogios, congratulações e críticas?

Um blogueiro é um aspirante a quê?

Será que o único objetivo de um blog é a luta por quinze minutos de fama e depois um contador de page views enorme e triste?

O que temos de verdadeiramente importante a acrescentar ao mundo, e em particular, à Internet?

Vale a pena o esforço de se passar horas todos os dias navegando em busca de novas fotos para o blog, novas ideias para o blog, novos contatos para o blog, novas divulgações das novidades do blog, novos gifs animados e novamente mais divulgações?

Alguém em sã consciência acredita mesmo que um blog pode ser uma fonte de fama e dinheiro?

Por que achar que alguém que tem seu próprio blog para administrar, e todos na Internet tem, pode ter interesse em ler o blog de outras pessoas, seus concorrentes diretos e imediatos?

Quem pode ter curiosidade em saber o que se passa na minha vida, a não ser aqueles que me conhecem pessoalmente e já sabem de tudo que está no meu blog, porque estão ao vivo, aqui ao meu lado, vendo as coisas acontecerem em tempo real?

Um blog gera mais perguntas que respostas.

Tudo bem! O importante é a experiência. Penso que daqui a dez anos nos lembraremos dos blogs como coisas que não deram certo, como carros que poderiam voar, ou como pequenos dinossauros, fósseis, que evoluíram para formas melhores e mais eficientes de comunicação virtual. Espero que os blogs evoluam, porque do modo como são hoje em dia, me parecem algo sem identidade, sem objetivo, sem personalidade.

E um fotolog, então? Onde isso vai parar?


3 comentários:

  1. [Marcela]
    Não vou contestar... ;))) Apenas direi que li o seu texto num fôlego só, lá no mural, e fiquei meio que surpresa. Nunca encarei os blogs por esse ponto de vista. Mas você colocou uma pulga atrás da minha orelha. Comecei a blogar há pouco tempo e é, para mim, uma espécie de lazer. Eu gosto de escrever, então relato alguns fatos da vida... É um diário, que meus amigos lêem. Pode ser também uma forma de conhecer gente nova, interagir, trocar informações. Não são todos que aspiram a fama. Fico contente se uma pessoa apenas, entra lá e comenta, discute, critica. Só pelo contato... entende? Gostaria que você desse uma olhada lá. Os últimos posts são um tanto superficiais. E... pretendo pensar mesmo, nisso que você escreveu. Acesse, se quiser: http://celaa.zip.net Cordialmente, Marcela.

    13/08/2004 04:18

    ResponderExcluir
  2. [Marcela (de novo)]
    Li os posts anteriories e notei que você tem uma notável capacidade de se expressar. Achei tudo muito interessante e por isso linkei o seu blog. Espero que você não se importe. d:) Tchau.

    13/08/2004 04:35

    ResponderExcluir
  3. [Eli]
    Oi!!! Puxa, assim como a Marcela, fiquei muito surpresa com todas aquelas dúvidas. Não vim aqui respondê-las, mas para mim, a finalidade de um blog é fazer visitas e receber visitas. Detesto comentários sórdidos de pessoas que não se assinam simplesmente porque não têm caráter para tanto. A segunda finalidade de um blog é o entretenimento. Tem gente que quase não dorme, e assim pode se ocupar na madrugada. A terceira finalidade de um blog é conhecer novas formas de expressão. Cada um fala e pensa diferente, sem levar em conta se uma ou duas pessoas vão ler tudo ou só a metade ou comentar sem ter lido nada. Isso não importa. Precisávamos de algo diferente, então o blog surgiu como um diário que todo mundo pode ler e criticar. Eu levo a sério meu blog. Passo algum tempo pesquisando, redigindo, imaginando o que postar p/ agradar não só aos outros, mas a mim mesma. É um tipo de identidade onde vc se solta e cria. Bem, é isso o que eu acho do blog. http://sociere.blog.uol.com.br

    13/08/2004 09:48

    ResponderExcluir