terça-feira, 17 de agosto de 2010

Metamorphose: os fatos

Meu primeiro site foi o Metamorphose. Eu o criei num editor de texto comum, no Notepad, na unha, usando comandos básicos de linguagem html. Aprendi algumas coisinhas e ficou nisso.

Uma das coisinhas que aprendi era que um site em html puro fica rapidamente cansativo se não sofrer mudanças de tempos em tempos. Mas, naquela época, mudar toda uma série de tags de html era uma coisa muito complicada. Então eu pensei em uma maneira de criar sites que fossem simples de se atualizar, porque na época não havia ainda a tecnologia fácil dos blogs. Então, acabei dando uma pesquisada em CSS e achei razoável, mas insuficiente. Depois, pensei em programação de sites, algo como javascripts e por fim achei o tal de Zope, mas ficou nisso. Tudo muito complicado e demorado. Uma hora falo desse assunto árido e técnico, porém fascinante da programação de sites para internet.

Eu criei pouco conteúdo para esse site. Era uma coisa meio que de adolescente, mas coloquei um contador de visitas nele e por quase oito anos acompanhei sua evolução. A coisa era simplesmente lenta e aleatória demais, quer dizer, as visitas eram puro acaso. Nunca fiz nenhuma divulgação de nada.

Eu estudei administração de empresas e sempre gostei do assunto, assim como sempre me interessei por marketing. Mas tudo que sabia sobre empresas e marketing era relativo a empresas reais, antes da era da internet. Pouca coisa da experiência do marketing real funciona na prática quando aplicado no mundo virtual.

Mas para mim uma coisa é certa: não é fácil fazer um site ou blog ruim ir para frente. Essa é uma regra de ouro e que é muito difícil de ser seguida, porque muito pouca gente tem realmente algo de útil ou interessante a dizer ao mundo. Assim, poucos sites conseguem algum número expressivo de siteviews, ainda que faça bastante propaganda on-line ou off-line. Simplesmente as pessoas descartam blogs ruins da mesma maneira que descartam produtos e serviços ruins na vida real, seja porque não são bons ou porque não interessam de alguma forma.

Então, o que o Metamorphose se propunha a oferecer?

Ele se propunha a oferecer humor.

Ora, dirá você imediatamente: como pode um cara chato como esse Rosenvaldo se meter a escrever ou produzir humor? Ele deve estar brincando...

Mas ainda assim, eu postei minhas centenas, milhares de piadas, e elas ficaram no ar por oito anos, sendo vistas por algumas dezenas, centenas de pessoas ao longo desse tempo todo.

Veja: o Metamorphose foi ao ar em 19/08/2001 e sua última atualização foi em 06/04/2008. Na verdade, ele foi quase totalmente feito em 2001 e somente teve alguns links inseridos em 2008. No momento em que escrevo essas palavras, o contador de metamorphose marca 1002 visitas, sendo uma boa parte dessas visitas sendo minhas mesmo, porque o contador não sabe quem entra e conta toda visita, inclusive a minha, como uma nova visita. Assim, reforço o que disse no post anterior: sou o meu mais assiduo fâ e leitor.

Minhas estatísticas de acompanhamento de um site ruim como Metamorphose levam a crer que ele recebia em média uma visita a cada dois dias. Isso é muito pouco, porque de fato, isso não significa que uma visita representasse realmente uma pessoa lendo o conteúdo do site. Uma pessoa pode simplesmente clicar num link por acaso e cair nele, e sair imediatamente, sem ler nada, maldizendo a perda de tempo.

Meus blogs deletados não foram melhores. Teorias Alternativas e Clorofiles nunca foram divulgados, e acabaram com contadores com 76 e 13 visitas, respectivamente. Uma quantidade pífia, embora pudessem sugerir conteúdos bons. Se um visitante, por outro lado, se sentiu atraido pelo assunto, decepcionei-o, porque não fui capaz de manter os blogs com novas postagens.

Assim, fica outra lição: mesmo um conteúdo legal precisa ser atualizado e divulgado. As pessoas não podem ficar entrando no seu blog todo dia na esperança de que você tenha publicado algo novo. Elas se cansam e vão em frente.

Mas eu aprendi uns truques legais em html, de maneira que não foi uma experiência perdida. Agora, que truques são estes, fica para um outro post. O fato é que Metamorphose não prosperou.

Esse era o seu logotipo de abertura (horrível, por sinal):



Nenhum comentário:

Postar um comentário