domingo, 21 de outubro de 2012

Sobre a disciplina

Eu disse aqui que parti em busca de sucesso por meio da ajuda de um livro que prometia ensinar o caminho das pedras.

Passada uma década, não sou um fracasso, é verdade, mas não sou ainda rico.

Ser rico é o objetivo supremo da vida?

Não, mas é um objetivo intermediário que, sem ele, os demais objetivos ficam seriamente prejudicados. Dinheiro é sempre um excelente meio para se atingir determinados fins.

De qualquer forma, pergunto: não sou rico por quê?

Claro, não sou rico porque nasci pobre.

Não estou enriquecendo ao longo do tempo por quê?

Por que não sou disciplinado o suficiente?

Por que o livro que estudei realmente não pode fazer ninguém ficar rico? Suas lições apontam para o caminho errado?

Ou eu não estou mais tão interessado assim em ganhar dinheiro?

Sou forçado a admitir que a resposta é uma mistura das três perguntas. Não tenho sido muito disciplinado em ganhar dinheiro. Mas não tenho mantido a disciplina exatamente porque sei que o custo a ser pago para se ganhar dinheiro é muito alto, e não estou ainda disposto a pagar este preço. E mesmo que estivesse, o livro em si de Og Mandino não seria suficiente para me ensinar tudo que preciso saber para ficar rico.

A pergunta mais importante é: se existisse, e sei que existe, um livro, ou livros, que ensinassem meios efetivos de se enriquecer, eu teria a força de vontade para segui-los?

Imaginemos que não fosse meu objetivo maior o dinheiro, mas uma outra coisa qualquer. Há algo mais valioso que o dinheiro?

Mas, a resposta já está dada.

Quando parei de fumar, dei mostra a mim mesmo de minha força de vontade e disciplina, porque estava em jogo algo muito valioso para mim: minha saúde física.

Quando resolvi lutar contra a depressão, deu-se o mesmo fato. Lutei disciplinadamente contra uma doença que colocava em risco algo valioso para mim: minha saúde mental.

De onde vem a disciplina? Eu venci a depressão e o vício do fumo porque simplesmente era a coisa certa a fazer?

Se pensarmos nas milhões de pessoas que morrem anualmente de depressão e de males decorrentes do fumo, penso que elas poderiam ter sobrevivido a esses problemas se fossem mais disciplinadas.

A disciplina vem de onde, então?

É um dom nato, e aquele que a tem, consegue mais facilmente perseverar diante dos problemas, ou a disciplina é algo que pode ser aprendido, e as pessoas somente sucumbem aos desafios porque não aprenderam a serem disciplinadas na luta contra os problemas da vida?

Eu vou tentar responder esta questão aqui.

Sei que vou.

Sou um cara disciplinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário