sábado, 25 de maio de 2013

Desejando o dinheiro

Acredito que haja pouca coisa mais atraente para o ser humano moderno do que a possibilidade de ganhar algum dinheiro.

Eu gosto muito de dinheiro também, mas não sou tão ganancioso a ponto de arriscar uma série de coisas apenas para ganhar dinheiro.

Como disse aqui, nascemos pobres, mas com esforço, deixamos a pobreza para trás e passamos a viver uma vida mais confortável ao longo do tempo, se soubermos algumas regras básicas.

Eu passei a desejar de fato o dinheiro quando ainda era um adolescente, e sonhava com minha independência familiar. Acho que, no meu caso, o desejo de independência veio como causa do desejo de dinheiro.

Assim, para mim, a independência é um valor mais importante que o dinheiro em si. Dinheiro foi, para mim, apenas um meio para eu conseguir a independência.

O que é ser independente? O que eu entendia por independência quando desejei dinheiro de verdade?

Ser independente significava para mim sair de casa, morar em um lugar diferente de onde vivia, estudar, fazer uma faculdade, poder comprar minhas roupas, minhas coisas, e não ter de precisar pedir nada a ninguém.

E hoje? Eu ainda desejo dinheiro?

Claro. Continuo achando que dinheiro é um meio para um fim, e o fim maior continua sendo a independência. Mas, eu já não saí de casa? O que quero dizer com independência hoje?

Acho que hoje ser independente é ser dono de meu próprio tempo. Acho que eu seria livre, e realmente independente, no caso de eu ter uma quantia de dinheiro suficiente para não ter mais de trabalhar para uma empresa ou instituição pela necessidade de pagar minhas contas mensais, mas ter a opção de continuar trabalhando para mim mesmo apenas para me realizar como ser humano, sem a necessidade de me preocupar em como pagar as contas do dia-a-dia com este trabalho opcional.

Daí que uma das coisas mais interessantes que descobri foi que este tipo de sonho é possível, graças àquilo que Albert Einstein classificou como a coisa mais incrível do Universo: o juro composto!

Acho que Einstein estava certo: o juro composto é a mais pura liberdade em nosso mundo moderno.

Juros compostos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário