sábado, 25 de maio de 2013

Links são coisas fascinantes

As pessoas que são jovens podem achar que um link na internet não tem importância alguma, mas eu, que sou um pouco mais velho, penso um pouco diferente.

Antes do surgimento da internet, todo o conhecimento do mundo estava restrito basicamente ao papel, à película fotográfica e ao vinil e, temporariamente, às ondas de rádio.

Você poderia ler em um jornal que um artista qualquer lançou um disco, mas o som só seria possível de ser ouvido se você comprasse o disco de vinil do referido artista. E se ele fosse famoso, ele poderia dar uma entrevista na tv, que seria gravada em um rolo de filme, ou poderia concedê-la ao vivo na tv, e então, sua imagem e voz seriam convertidas em ondas de rádio e se perderiam para sempre.

Hoje, não. A mídia em papel existe, mas é desajeitada. Se uma matéria em um jornal fala sobre algo sobre o qual desejamos saber mais, ficamos insatisfeitos, porque o jornal não pode ir além do que já é. Mas com a mídia digital e a internet, as coisas fluem. Um blog pode falar sobre um outro blog, e então disponibilizar um link. Ficamos curiosos com este segundo blog e então, basta o clique no link e pronto.

Fluidez, acessibilidade imediata, conexões de ideias, conexões de mídias, busca em informações antigas, enfim, o link significa quase que a satisfação imediata de nossa curiosidade. E haja curiosidade!

Só para dar um exemplo, falarei sobre uma cadeia de links que percorri ontem.

Sou um curioso nato.

Dando uma olhada neste blog, sem postagens interessantes a muito tempo, fiquei pensando sobre o porquê de se ter um blog e para que ele poderia servir. Já escrevi sobre isto aqui antes, em várias postagens. Já disse que tenho vários livros sobre o tema dos blogs, embora não tenha lido todos. De qualquer forma, eu estava pensando em como dar uma direção significativa a este blog.

Acontece que quando comecei este blog, eu usava os serviços do UOL. Então, em 2010 eu migrei minhas postagens para o Blogger. E o Blogger, como um produto do Google, é bem mais elaborado e abrangente em termos de clientela. E, evidentemente, o Blogger tem todo o interesse do mundo em que mais e mais gente use seus serviços.

Pois bem, o Blogger dispõe de um serviço de acompanhamento de outros blogs. Quer dizer: você pode ter seu próprio blog, escrever nele e divulgá-lo para todo mundo, mas você pode se deparar com um blog legal em algum lugar qualquer e pode querer segui-lo. Então, basta você incluí-lo na Lista de Leitura de blogs no painel do Blogger, no lado inferior esquerdo da tela, se você for um usuário do aplicativo, e pronto, cada vez que este blog que é seguido postar algo novo, você fica sabendo no seu painel do Blogger. Isto gera interatividade e leituras cruzadas, enfim, incrementa a plataforma e a fidelidade dos usuários.

Mas, ainda que você não queira seguir ninguém, e eu não sigo de fato ninguém, por uma série de motivos, ainda assim não podemos nos dar ao luxo de ignorar que o Blogger nos obriga a ler seu próprio blog, o Blogger Buzz.

O Blogger Buzz existe para nos estimular, nos ajudar a usar melhor os recursos do Blogger. Ele é um blog mantido pela equipe do Google, escrito por gente do Google e é um serviço que me pareceu interessante conhecer, dado meu interesse em como usar blogs de maneira geral.

Acontece que os blogs, todos ou quase todos eles, publicam suas postagens em ordem inversa à cronológica. Isto quer dizer que as postagens mais recentes estão em primeiro plano, e as postagens antigas estão escondidas, acessíveis apenas por meio de links, tais como "Arquivo", ou "Old Posts", e assim por diante.

Acontece que, dependendo do tipo de blog, é mais interessante começar a ler as postagens na ordem cronológica, porque quem publica segue um raciocínio ao longo do tempo, ou há um processo de aprendizagem em curso, e não se pode saber do que trata a postagem atual sem antes ler algumas postagens anteriores, ou as primeiras postagens.

Assim, fui atrás das postagens antigas, as primeiras postagens do Blogger Buzz.

A primeira postagem do Blogger Buzz é de 9 de março de 2005: chama-se "Blogging and your career".

Pois bem, o autor é Tim Bray, e ele postou o texto originalmente em outro blog seu. Tim Bray é um funcionário do Google, obviamente. Seu blog pessoal no entanto chama-se Ongoing e também tem um número enorme de postagens antigas.

Sobre o que postou Tim Bray na sua primeira postagem no Ongoing, em 11 de julho de 1983?

Aqui está: VMS-Unix, uma discussão pré-internet, na rede Usenet, sobre sistemas operacionais que hoje não significam quase nada quando falamos de blogs, tablets, Android, X-Box One, Facebook e YouTube, Twitter e I-Phones.

Esta é a riqueza dos links.

No fundo de uma cadeia de links, sempre há algo fascinante.

Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário