domingo, 26 de maio de 2013

Jogos de sorte e azar

Acabei de ler sobre o sorteio 1497 da Mega-Sena. O prêmio está acumulado e poderia render mais de 29 milhões de Reais. Mas ele acumulou, e agora poderá render 34 milhões. Esta quantia de dinheiro é uma daquelas quantias que poderiam mudar minha vida de uma maneira bastante interessante, possibilitando independência, tal qual eu comentei aqui

Eu fiz cinco jogos aleatórios, com números escolhidos por um computador, as famosas Surprezinhas, e não acertei nenhum número. Gastei R$ 10,00, e dei-me por satisfeito.

Acontece que eu já disse aqui, a algum tempo atrás, que tinha interesse em estudar mais a fundo a ciência da probabilidade. Acontece que eu anotei esse meu interesse em probabilidade em minha Agenda 99 faz já 12 anos. Foi em 2001 que tive a ideia de anotar este meu interesse.

O que fiz a respeito do assunto ao longo destes anos todos?

Eu estudei o assunto?

Sim, mas muito pouco.

Eu poderia dar-me ao luxo de perder tempo estudando um assunto que muito provavelmente não me traria resultado real algum, quando a vida me cobrava outras tarefas, outros deveres, outras obrigações?

Mas, o que eu tinha de tão importante para fazer que não me permitia dedicar tempo a ganhar alguns milhões na loteria?

Afinal, o que fiz do meu tempo ao longo da vida?

Como eu disse aqui, coisas fáceis são difíceis. Ficar rico ganhando na loteria é algo que parece fácil, mas não é.

Então, refaço a pergunta: o que eu poderia fazer que me permitisse ganhar dinheiro de maneira mais provável do que ganhando na loteria?

Trabalhar.

Não creio que haja coisa mais óbvia do que o trabalho para se conseguir dinheiro. E trabalhar não é tão fácil quanto ficar rico ganhando na loteria, mas é mais provável que eu ganhe dinheiro trabalhando do que acertando na loteria. Logo, sempre trabalhei.

Trabalhar não requer sorte. Nem azar.

Entender o valor do trabalho é uma das coisas mais difíceis que aprendi na vida.

É uma lição tão difícil que acho que muita gente morre sem saber qual seja este valor.

Entender o valor do trabalho não impede, no entanto, que eu continue jogando, vez por outra, na Mega-Sena. Vai que a sorte brilhe para mim. Então, se brilhar, adeus, trabalho atual.

Não, não deixarei de trabalhar.

Apenas farei um trabalho mais agradável.

Não precisamos da sorte para poder trabalhar. Precisamos apenas de coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário