domingo, 26 de junho de 2011

Privacidade

Ando preocupado com minha privacidade. Ando preocupado com tudo aquilo que ando postando nesse blog e em tudo o mais na Internet.

Acho que há muitas coisas que estão on-line e que não deveriam estar.

Claro, não há nada que fiz ou esteja fazendo que seja ilegal ou imoral. Não se trata disso.

Acho que uma pessoa esperta pode saber um monte de coisas sobre outra pessoa simplesmente fuçando bastante na internet. Se eu posso descobrir um monte de coisas sobre as pessoas, elas podem saber um monte de coisas sobre mim também. 

Mas, por que o temor? O que tenho a temer no fato de que pessoas podem saber sobre a minha vida através da internet? 

É que a vida muda. Aquilo que eu pensava a dez anos atrás não reflete a minha realidade hoje. Questões importantes no passado não mais são importantes hoje. Eu mudei e continuo mudando.

Mas as pessoas sabem disso?

Não, as pessoas não sabem disso. Elas não sabem disso porque em geral as pessoas não mudam. Elas se tornam cada vez mais elas mesmas. Já falei sobre isso aqui.

E por que então somente eu mudo?

Não é que somente eu mude. É que há um grupo minoritário de pessoas que mudam mais do que as outras. Assim, uma coisa que foi importante para mim a dez anos atrás não significa mais nada hoje, mas é difícil para uma pessoa que não muda entender isso. 

Então, vou apagando meu passado digital.

Talvez mesmo esse blog venha a desaparecer.

Não sei. Não vivemos em um mundo seguro. Não vivemos em um mundo fácil e sou pessoa de poucos amigos. O resto são pessoas neutras, quando não inimigos velados.

Assim, não me surpreenderia ter que acabar com esse blog. Há horas em que temos que divulgar nossas ideias, mas há horas em que nossas ideias podem nos matar.

Hoje, nossas ideias são patrulhadas, e temo que em breve pagaremos caro por simplesmente expressarmos aquilo que pensamos.

Resta ir adiante e ver o que o futuro nos reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário