quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Desespero social

Em um desses meus antigos posts, eu, em uma crise de desespero social motivada pelo excesso de violência  neste nosso triste país, desejei ardentemente que tudo se espedaçasse em uma terrível guerra civil, à moda iugoslava.

Eu estava escrevendo sob o domínio da ira, e me perdoo por isto. Não desejo mais violência como a solução para a já nossa tão violenta vida. Ademais, não acredito em secessão (palavra difícil de se escrever!), mas em confederação, união, globalização.

O Brasil, felizmente, nunca será uma Iugoslávia. Pelo contrário. Seremos um único bloco de latino-americanos, da Patagônia ao Rio Grande, no México, ou além ainda.

Mas que estamos perdendo a batalha contra a violência, não tenho dúvidas. Um exemplo óbvio desta derrota está nesta manifestação, feita esta semana nas areias do Rio.

Se você não tem ideia do que significa uma quantia de 500.000 pessoas mortas, olhe com calma os feijõezinhos da foto abaixo...


Um comentário:

  1. bom post, violência n resolve nada, o que resolver é ter a inteligência em saber como se resolver um problema.

    ResponderExcluir