domingo, 8 de dezembro de 2013

Vantagens e desvantagens da disciplina

A quadragésima pergunta da série que fiz relaciona-se ainda com a questão da disciplina. Ao longo das últimas postagens, tenho falado sobre a disciplina como uma possível razão para o sucesso ou não das pessoas na busca de conseguirem o que querem, em especial mediante a leitura de livros de autoajuda, que é um tema maior que busco avaliar.

Sabemos que somos livres para escolher fazer algo que nos é recomendado. Se decidimos fazer algo, e queremos fazer bem feito, precisamos de disciplina. A disciplina impõe limitações que são desagradáveis, mas espera-se que nos recompense com um prêmio no final da luta. Se nos submetemos à disciplina, esperamos algo no final.

Mas será que não podemos ter aquilo que desejamos na vida sem termos que fazer esforços que impliquem em rigidez, limitações e sofrimento? Não se pode alcançar objetivos seguindo uma estrada mais colorida?

Não sei, mas em geral somos informados de que o caminho que leva ao sucesso é estreito e árduo. Não acho que as coisas tenham que ser necessariamente assim, mas em geral, não há almoço grátis na vida. Se quer resultados, é preciso algum esforço.

A pergunta que fiz a mim mesmo foi:

"Quais as vantagens e desvantagens da disciplina?"

A resposta a esta pergunta não é simples, mas podemos tentar respondê-las, ao menos parcial e genericamente.

A disciplina tem vantagens? Aparentemente, sim. Se resolvemos ser disciplinados em busca de um objetivo, somente somos disciplinados porque este é o único caminho que nos leva até ele. Sabemos que este é o único caminho porque alguém já chegou lá antes e nos informou, ou porque raciocinamos e chegamos a esta conclusão. Se houvesse um caminho que prescindisse da disciplina, seguiríamos pelo caminho mais fácil.

Então a disciplina tem esta primeira vantagem: ela aumenta as chances de se alcançar um objetivo, que de outra maneira, não seria possível de ser alcançado, porque exige um esforço que não é fácil de ser despendido. A disciplina é a força que permite que alcancemos resultados difíceis de serem atingidos.

A disciplina tem desvantagens? Certamente, sim. Se resolvermos ser disciplinados em busca de um objetivo difícil, então a disciplina implicará em algum custo. Quando falamos em esforço, falamos em consumo de energia, de tempo, de recursos escassos. Ser disciplinado em geral implica em abrirmos mão de fazermos apenas aquilo que gostamos e estamos com vontade de fazer. Implica em fazer coisas que não gostamos de fazer. Implica em insatisfação por um período de tempo que pode ser curto, mas pode ser longo também, e quanto mais difícil o objetivo, mais tempo passamos fazendo o que não gostamos, e menos tempo temos para fazer o que gostamos. Ora, uma vida assim é triste e frustrante, exceto quando atingimos nosso objetivo, e podemos parar de fazer aquilo que não gostamos, mas que tínhamos de fazer para alcançar o objetivo.

Apresentei uma vantagem e uma desvantagem da disciplina. Existem mais vantagens e desvantagens? Certamente sim. Mas não me aprofundarei neste estudo mais do que o necessário, porque tenho muitas respostas a dar ainda para muitas outras questões em aberto.

O que quero dizer com esta comparação entre vantagens e desvantagens da disciplina é que ela é um mal necessário. Ela cobra um preço em termos de satisfação, mas ela promete entregar algo em troca que compensará nossos esforços. Ela não é exigida desnecessariamente. Ela somente é exigida quando não há alternativas, porque sempre buscamos o caminho mais fácil para nossos objetivos. Mas sem ela, jamais alcançaríamos objetivos difíceis, e por isso, é bom saber que ela existe, como uma ferramenta para as horas difíceis.

Esta constatação, a de que a disciplina nem sempre é necessária, levou-me à próxima pergunta, a qual abordarei no próximo post.

2 comentários:

  1. obrigado, fui indisciplinado e isto ajudou-me a perceber as vantagens da disciplina. jk só queria copiar este trabalho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada aprendi a perceber as desvantagens da disciplina

    ResponderExcluir