quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Senhas da vida

Minha agenda preciosa, minhas informações preciosas, não podem ficar à mercê de um disco rígido que pode falhar a qualquer momento.

Então, eu pensei em deixar algumas informações importantes em algum site de armazenamento on-line.

Pois bem, esses sites, como qualquer outra coisa na internet, exige uma senha para termos acesso a nossos dados.

Então, imagine que alguém tenha acesso a todas as nossas informações on-line simplesmente porque não criamos uma senha segura o suficiente?

Então, a solução é criar senhas difíceis. Mas senhas difíceis são também difíceis de serem lembradas. A solução é anotá-las em algum lugar. Mas onde? No papel? Nem pensar. No micro? Sim, mas uma lista de senhas precisa ela própria de uma senha.

Então, a tempos eu tenho usado um programinha próprio para armazenar senhas. Ele é bem eficiente e seguro, mas se ele falhar, eu estou com sérios problemas. Depender de um programa de computador que não sabemos como foi criado e quem o criou é uma das coisas mais complicadas que existem.

Então, perdi um bom tempo dando uma lida na maneira como o programa funciona, quem o criou e como foi criado. Fui pesquisar o quão seguro eu estou com ele.

Há um bordão no mundo da segurança que diz que uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco.

Esse bordão é verdadeiro e profundo.

Segurança digital é um assunto fascinante e eu falarei muito sobre isso nesse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário