segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Veja cada ideia como uma semente

Eu disse que valorizo minhas ideias. Anoto-as. Disse que cada ideia deveria ser como uma semente que, quando lançada ao solo, poderia ou não crescer.

Mas uma ideia não é uma semente que cresce sem ser regada.

Quem alimenta uma ideia? Quem a teve, quem a captou por meio da leitura de um blog, quem ouviu falar por meio de uma discussão no balcão de um boteco?

Como é cultivada? Como se cultiva uma ideia?

Claro, ideias boas devem ser cultivadas, mas quem decide quando uma ideia é boa ou não?

E o que fazer quando uma ideia não é unânime? Existe luta de ideias, ou luta contra uma ideia?

Existe.

A princípio, tendemos a ser oportunistas e egoístas. Só alimentaríamos uma ideia que fosse nossa ou, não sendo nossa, nos beneficiasse. Por que haveria de alimentar uma ideia que daria os louros a outra pessoa? E por que haveria de alimentar uma ideia que viesse a me prejudicar?

Altruísmo e desprendimento são atitudes não muito humanas.

Mas, há um prêmio para ideias que são boas, mas não são nossas nem necessariamente nos beneficia. O altruísmo e o desprendimento com relação a boas ideias rende frutos. A sociedade paga para que pessoas altruístas e desprendidas alimentem ideias que beneficiam o maior número de pessoas possível. A humanidade é na sua essência cooperativa e o que a beneficia tem a recompensa merecida.

Uma boa ideia deve, além do mais, ser implementada. Enquanto ideia, ela é valiosa, mas inútil.

A implementação de uma ideia não depende daquele que a gerou originalmente, exceto nos casos de patentes e marcas legalmente registradas. Uma ideia genérica como, por exemplo, a reciclagem, não tem dono. Ela, no entanto, não é de implementação simples e ainda não paga grandes dividendos àqueles que a põem em prática, mas não importa. A ideia é valiosa e sua implementação deve ser incentivada.

Quando digo que anoto minhas ideias, digo que elas estão registradas, mas é só. Que valor possuem, se são originais ou não, a quem beneficiam, se são de fácil implementação ou não e o que ganharei defendendo-as ou implementando-as não foi ainda discutido.

Então, quais são as minhas ideias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário