quarta-feira, 26 de março de 2014

Definindo razões para se fazer as coisas

Eu disse no último post que Donald H. Weiss nos ensina, no seu livro "Como tomar decisões difíceis", que sempre que fazemos alguma coisa, o fazemos por alguma razão, um motivo. Depois, ele lista vinte e cinco motivos que podem servir de guias para as nossas ações, e pede que os classifiquemos em uma ordem de importância de acordo com nossa preferência.

Mas, o que quer dizer exatamente cada um desses motivos? O que significa exatamente, na visão de Weiss, amizade, amor ou crescimento?

Ele nos dá uma pequena descrição de cada motivo, para nos ajudar a entender melhor o que quer dizer cada um deles.

É o que eu me proponho agora: reproduzir as descrições de cada um dos motivos, para que eventualmente outras pessoas possam pensar sobre eles e, quem sabe, virem a tirar algum proveito desse conhecimento.

A pergunta que devemos nos fazer é: que desejo conseguir em troca do esforço que estou fazendo em minha vida?

Agora, o que cada motivo significa:
  1. Conhecimento: buscar e aprender sobre novas coisas e ideias; buscar a verdade ou a informação; ser conhecido pelos outros como alguém inteligente e me sentir inteligente.
  2. Sabedoria: compreender e construir para mim mesmo um sentido de vida, aprendendo experiências de uma ampla gama de referências.
  3. Poder: liderar e dirigir os outros; influenciar ou controlar outras pessoas, ou seja, levá-las a fazer o que quero que façam.
  4. Prazer estético: desfrutar e respeitar as coisas que me dão prazer: arte, natureza, trabalho, pessoas.
  5. Padrões éticos: acreditar e manter um código de ética, um senso de certo e errado; ser moral; ajustar-se aos padrões da sociedade, da família ou cônjuge, da profissão e de meus ideais pessoais e religiosos.
  6. Independência: atingir minhas próprias metas da melhor maneira para mim; ter liberdade para ir e vir segundo meus desejos; ser sempre eu mesmo; controlar minhas ações.
  7. Realização: alcançar meus objetivos pessoais com o sentimento de ter feito as coisas tão bem quanto outro ou ainda melhor; ter autossatisfação ao enfrentar um desafio, realizar uma tarefa, um trabalho ou solucionar um problema.
  8. Reconhecimento: ser notado, receber a atenção, a aprovação e o respeito dos demais por algo que tenha feito; gerar nas pessoas um sentimento de respeito por quem sou e pelo que alcancei.
  9. Amizade: ter muitos amigos; trabalhar desfrutando a companhia dos colegas; criar grupos de amigos; desfrutar as relações sociais.
  10. Responsabilidade: ser considerado responsável pelas pessoas ou empresas para as quais trabalho ou realizo tarefas; possuir alguma coisa e zelar por ela.
  11. Criatividade: ser livre e ter capacidade e vontade de desenvolver novas ideias e soluções para os problemas, de aperfeiçoar produtos ou procedimentos, traçado de ideias ou planos; ser desafiado intelectualmente; ser o primeiro a inovar e criar.
  12. Segurança: ter os recursos necessários para viver; sentir-me seguro; ter autoconfiança; ter segurança no trabalho e continuidade de rendimentos.
  13. Dedicação: ser leal à empresa ou a meu superior, a minha família, aos grupos político e social a que pertenço e a outras pessoas; oferecer aos outros devoção, compromisso e amizade.
  14. Justiça e igualdade: receber por minhas contribuições e conquistas retribuição e reconhecimento proporcionais a meus esforços e comparáveis aos recebidos pelos demais.
  15. Crescimento: avançar, expandir minha vida através de meu trabalho ou do aprimoramento de meu status no trabalho ou na comunidade; aumentar meu conhecimento ou capacidade, relacionados ou não ao trabalho; encontrar realização nos grupos com os quais trabalho e convivo, amadurecer no campo pessoal e profissional.
  16. Autoestima: ser alguém de valor a meus próprios olhos e aos olhos dos outros; ser aceito como uma pessoa e não como alguém sem nenhum valor ou como um simples meio para se alcançar um fim; sentir-me útil e querido pelos outros; ser um líder; ser apreciado pelos outros.
  17. Religiosidade: acreditar em um ser supremo; relacionar-me com os outros em bases espirituais e pessoais no que se refere a fé ou conjunto de crenças.
  18. Amor: experimentar calor, sentimentos de afeição e de carinho, entusiasmo, dedicação, devoção e interesse por alguma coisa ou alguém, em especial por alguém com quem eu possa ter um compromisso.
  19. Desafio: sentir-me bem com o que faço, seu grau de dificuldade e complexidade ou solicitações à minha criatividade; ter oportunidades de aplicar meus conhecimentos e capacidade de modo simples e efetivo.
  20. Fé: ter autoconfiança e acreditar na minha capacidade e habilidade, na bondade e no valor da vida, nas metas e objetivos de minha empresa ou grupo social; acreditar na disponibilidade dos outros em ajudar e reconhecer a ajuda recebida.
  21. Utilidade: oferecer às pessoas assistência, apoio, empatia ou proteção; ser franco, compreensivo e generoso.
  22. Saúde (física/mental): sentir-me saudável e livre do sofrimento físico causado por doenças, lesões ou infecções; não ter preocupações, ansiedade nem bloqueios emocionais que me impeçam de ser bem-sucedido em todos os aspectos da vida; ter paz de espírito.
  23. Dinheiro: ter um salário suficiente ou outras fontes de renda para usar como bem quiser; ter conforto material, boas condições financeiras.
  24. Divertimento/prazer: divertir-me, fazer coisas de que gosto e não apenas as que tenho de fazer.
  25. Ser amado: receber carinho, afeição e proteção de outras pessoas, especialmente de alguém com quem eu possa ter um relacionamento.
A lista, reafirmo, não é exaustiva, mas eu não pensei em nada de interessante para acrescentar a ela, de modo que nada tenho a acrescentar também às descrições que Weiss dá a cada motivo. Claro, eu poderia tecer alguns comentários pessoais, mas acho que são desnecessários no momento.

Futuramente, farei uma análise mais aprofundada da lista, mas não agora.

Agora, encerro este post, e me preparo para escrever outro, listando os dez motivos que escolhi para guiarem minhas ações, de acordo com o exercício sugerido por Weiss. É o que veremos em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário