sábado, 29 de março de 2014

O que é crescimento pessoal?

"O que é crescimento pessoal?"

Esta pergunta está anotada em minha Agenda 99, logo depois da lista de motivações da qual falei no meu último post.

Esta pergunta, sobre o que é crescimento pessoal, não foi respondida na época, e talvez não precise ser respondida agora. Só relato sua existência porque ela é uma prova de meu estado de espírito crítico naquele momento, naquele final de 2001, ou começo de 2002, quando eu buscava soluções para os problemas que enfrentava.

Crescimento pessoal é um daqueles temas genéricos, ocos, grandes e inespecíficos que servem mais para confundir que para clarear qualquer pensamento que seja. Sucesso, riqueza, fama, crescimento pessoal, saúde, felicidade, amor, paz. Palavras que se relacionam mais com emoções que com objetivos propriamente ditos, que podem ser medidos e buscados com método e persistência. 

Quando se alcança a felicidade? E a paz? Quando se alcança o sucesso? E quando se alcança crescimento pessoal?

Pode-se falar em objetivos tais como: 1 milhão de dólares, um trabalho diário de apenas quatro horas, sem muito esforço, ou em uma casa em um condomínio fechado, lindo e seguro. São coisas ou estados ou situações que podem ser efetivamente alcançados. Podem ser objetivamente medidos. São palpáveis.

Eu não me dei ao trabalho de responder o que é crescimento pessoal, mas o simples fato de ter feito a pergunta demonstra minha dúvida quando ao apoio que eu vinha obtendo dos livros de autoajuda.

Algo estava ficando claro para mim nessa época de minha vida, e este algo era o fato de que a simples leitura de livros de autoajuda, bem como a disciplina em realizar exercícios e fazer tudo aquilo que os autores recomendavam não estava surtindo efeito algum.

Eu estava começando a ficar irritado, desanimado e incomodado com a falta de resultados de meus esforços pessoais.

Eu não estava vivendo os melhores momentos de minha vida, e minha agenda deixa isso muito claro.

Depois dessa pergunta, parti para um ataque ácido contra esse modo de proceder, essa minha confiança ingênua de que a melhoria de nossas vidas poderia se dar de maneira fácil e indolor.

É o que veremos nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário