sábado, 22 de março de 2014

Conhecendo os porquês

Eu disse em meu último post que decisões difíceis requerem motivações.

Pois bem, Donald H. Weiss, em seu livro "Como tomar decisões difíceis", nos faz basicamente duas sugestões: primeiro, que pensemos a longo prazo, e segundo, que conheçamos nossas motivações.

Tudo o que fazemos, o fazemos por algum motivo. Que motivo são esses, pergunta-nos? Depois, para nos ajudar a descobrir o que nos motiva, o autor lista vinte e cinco razões pelas quais podemos fazer as coisas que fazemos. Depois, pede que classifiquemos cada uma dessas vinte e cinco razões em uma ordem da mais motivadora para a menos motivadora.

Eu fiz esse exercício, essa tarefa, que Weiss nos recomenda. Depois, ele pede que separemos as dez mais importantes razões e as liste, para que sirvam de base para nossas tomadas de decisões. Quer dizer, se temos que tomar decisões difíceis, precisamos clarear as coisas sabendo quais são as razões principais que nos motivam a fazer as coisas. Assim, escolheremos as alternativas, e tomaremos as decisões que melhor satisfaçam essas nossas razões.

Que razões são essas?

Que desejo conseguir em troca do esforço que estou fazendo em minha vida?
  1. Conhecimento
  2. Sabedoria
  3. Poder
  4. Prazer estético
  5. Padrões éticos
  6. Independência
  7. Realização
  8. Reconhecimento
  9. Amizade
  10. Responsabilidade
  11. Criatividade
  12. Segurança
  13. Dedicação
  14. Justiça e igualdade
  15. Crescimento
  16. Auto-estima
  17. Religiosidade
  18. Amor
  19. Desafio
  20. Utilidade
  21. Saúde (física/mental)
  22. Dinheiro
  23. Divertimento/prazer
  24. Ser amado
Cada palavra acima representa um conjunto de desejos específicos. Evidentemente, a lista não é exaustiva. Podemos aumentá-la com a inclusão de outras razões.

Assim, fiz minha tarefa, e registrei essas razões em um conjunto de lembretes em uma pasta do meu Outlook em 30 de dezembro de 2001.

Eu estava impressionado com a clareza de ideia que o exercício me proporcionara.

Claro: tudo o que fazemos na vida, o fazemos por algum motivo, conhecido ou não.

Depois de ter anotado as vinte e cinco razões em meu Outlook, listei em minha agenda os dez motivadores mais importantes.

É o que veremos no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário