quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tag violado

Outra pequena tarefa a qual me propus realizar foi a de trocar meu tag do Sem Parar.

O que é isso?

Bem, as rodovias paulistas são excelentes, mas são privatizadas e pedagiadas. Por isso, sempre que viajávamos, perdíamos um tempo nos pedágios, contando trocados e moedas e isso acabou quando passamos a pagar pelo serviço da Via Fácil ou Sem Parar.

Por um preço modesto mensal, já descontado em conta corrente, a empresa Sem Parar nos fornece um aparelhinho eletrônico que pregamos no para-brisas do nosso carro e quando passamos pelos pedágios, seguimos por uma faixa própria da pista e passamos sem parar, literalmente. Uma antena lê o número do aparelhinho, que se chama tag, e depois cobra o pedágio eletronicamente do dono do tag.

Pois bem, de uns tempos para cá, sempre que passávamos em pedágios alguns letreiros eletrônicos nos informavam algo como "Passagem livre: tag violado".

Liguei na empresa dos tags e fui informado de que possivelmente o aparelhinho foi removido do local onde foi pregado e isso representava uma violação do tag. Ele não poderia ser removido de forma alguma, porque se fosse, as pessoas poderiam usá-lo ilegalmente.

Como assim? Ora, se alguém rouba seu tag, ele passará pelos pedágios normalmente, mas a conta virá em seu nome. Se o tag, o aparelhinho, não tivesse esse mecanismo de segurança, um verdadeiro mercado de tags roubados poderia se formar. Afinal, estamos no Brasil. Já com o mecanismo de segurança, fica mais difícil o uso indevido, porque, mais cedo ou mais tarde, a cancela de algum pedágio irá travar e o tag violado será questionado.

Muitas pessoas, como eu, tiram o tag por algum motivo, e depois o colocam de volta. Eu fiz isso certa vez temendo que bandidos espertos, mas ignorantes dos avanços tecnológicos, tentassem roubar o tag, que fica sempre visível no parabrisas, pensando ser algum GPS ou coisa parecida. Mas, retirá-lo foi um erro.

Bem, a solução era trocar o tag, sob o risco de sermos barrados mais cedo ou mais tarde em algum pedágio mundo afora.

Hoje, trocamos o tag. Minha esposa ligou para a empresa novamente, pegou um número de protocolo e com esse número, fomos a um quiosque da empresa em um shopping da cidade e nos trocaram o aparelhinho.

Saimos felizes da vida, certos de que jamais veremos o maldito aviso "tag violado" da próxima vez em que viajarmos. E viajaremos logo, porque em breve minha avó fará cem anos. Isso mesmo: minha avó materna será uma centenária. Isso merece uma viagem.

Então, nada de tags violados... troque seu tag e viaje tranquilo.

Aproveite que já está aqui e leia mais algum texto deste blog. Pode ser que você goste.

Por exemplo: leia este!

4 comentários:

  1. Esse texto foi util pra mim. Nao sabia o que era esse Taga violado, aqui descobri.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, foi muito útil .

    ResponderExcluir
  3. Ahh eu nunca colei e nunca irei colar a tag no meu vidro, além de deixar mais feio, é um chamariz pra bandido.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha sido alertado sobre isso, mas não sabia se era verdade ou não. Nesse final de semana eu percebi essa mensagem e hoje fui correndo trocar meu tag! Obrigado pelo post! Foi bastante importante na minha decisão...

    ResponderExcluir