domingo, 15 de abril de 2012

Riscos

Já foi dito antes por aqui que uma das razões para o fracasso é que as pessoas sequer tentam saber o que querem. Sem saber o que querem, são como navios sem rumo.

Se resolvem querer algo, muitas não se dão ao trabalho de tentar esse algo. Desistem antes de começar.

Mas muitas começam a corrida rumo a seus objetivos. Então, deparam-se com obstáculos. Muitas pessoas então desistem, porque os obstáculos parecem grandes demais, ou elas se acham fracas demais para vencê-los.

Por fim, muitas pessoas consideram que uma caminhada rumo a um objetivo implica necessariamente em algum tipo de mudança com relação ao momento presente. Logo, encaram a simples mudança como um risco. 

Mas, recorrendo a Kipling, o que são esses tão temerosos riscos, afinal de contas, que imobilizam as pessoas e as fazem fixar âncoras onde não desejariam estar?

Anotei na minha agenda as perguntas e as respostas. Desta vez, não recorri a ninguém para respondê-las. As respostas são fruto de minha própria meditação. Eis:

"O que é um risco?


É a probabilidade de que algo imprevisto aconteça ou não.


Por que há risco?


Porque o futuro é incerto e não podemos conhecer nem dominar todas a variáveis possíveis, todos os cursos e desfechos possíveis para o futuro.


Como se dá o risco?


Com o surgimento de situações não previstas ou com uma mudança de variáveis para padrões não previstos.


Onde há riscos?


No futuro, em projetos, em empreendimentos e na vida do dia-a-dia."


Agora, estamos nos adentrando no obscuro campo das previsões, da Estatística, das probabilidades.

Não podemos fugir disto. E não fugiremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário