segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Objetos que caem

Todos os pequenos objetos que temos ao alcance das mãos podem, se permitirmos, cair no chão sem a menor dificuldade. Eles caem às vezes por descuido. A queda das coisas físicas é uma coisa banal e não merece muita consideração maior, correto?

Então, um dia qualquer você está tranquilo em casa, sozinho, e de repente, ouve o som de um objeto caindo.

Imediatamente você tem seus sentidos despertados: o que caiu? E mais: por que caiu?

Coisas não caem sem um motivo. Todas as coisas que temos em casa estão em geral razoavelmente bem apoiadas em alguma superfície estável. Ainda assim, você não entra em pânico quando algo cai porque você sabe que em meio a centenas de pequenos objetos que temos em casa, alguns não estão suficientemente bem apoiados, bem escorados, bem afixados, e por causa de um vento, um sacolejo, um peso extra, esses objetos mal fixados podem cair sem aviso prévio, provocando susto, surpresa, e por que não, às vezes, uma pontada de medo.

O que o medo tem a ver com a queda dos corpos?

Por que negar que sentimos uma fisgada de medo quando algo cai sem que saibamos o porquê de sua queda?

Mas, o medo é algo irracional, e então, você decide ver o que aconteceu.

Um copo deslizou sobre uma fina película de água sobre o mármore da pia lisa e acabou caindo junto à louça suja. Um prendedor soltou-se, deixando cair um chinelo do varal de roupas. Afinal, um prendedor de plástico tem um mola em seu mecanismo, e essa mola faz pressão ininterruptamente durante a vida toda do prendedor. Ora, o plástico resseca-se com o tempo, com o sol e com produtos químicos e água. Um dia, o plástico trinca e parte, pedaços dele espirram para os lados, a mola voa, e o chinelo cai sobre a escova e sobre uma caixa de sabão em pó mais abaixo, na pia. Pronto: temos a explicação para uma queda inesperada, porém compreensível, e até razoável depois de sabermos o motivo dela.

Mas, e quando as coisas não funcionam desta maneira?

E quando um objeto cai sem uma explicação simples?

E quando um objeto parece, por uma causa desconhecida, comportar-se como que se desobedecesse às leis da Física?

Nessa hora, o coração gela, a boca resseca-se e o medo golpeia fundo.

Por que a quebra de uma das leis da Física nos provoca tanto pavor?

Por que tememos tanto o inexplicável?

Atrás de cada objeto que cai, há uma possibilidade remota, mas real, de que estejamos sob a ameaça de uma quebra das regras da normalidade. Mas sabemos que nada acontece por acaso, que objetos não têm vida nem vontade próprias. Eles não decidem cair. 

Eles são derrubados.

Atrás de cada objeto que cai, esconde-se o horror do desconhecido.

O que mais pode derrubar os objetos, senão as leis da Física?

Quão horrorosas podem ser as possibilidades se as leis da Física podem ser de fato quebradas?

Elas podem ser quebradas?

Ou não conhecemos assim tão bem as leis da Física?

Atrás de cada objeto que cai, há um mundo de saber e conhecimento prestes a cair junto.

A civilização moderna, com sua ciência e sua tecnologia, equilibra-se debilmente como um prato rodando sobre uma vara nas mãos de um hábil malabarista.

Um solavanco inesperado e tudo vem abaixo.

O que você pensaria se, depois de ter colocado um objeto qualquer em um lugar estável, poucos minutos depois, ao virar as costas, ouvisse ele caindo de uma maneira absolutamente impossível pelas leis da Física?

Atrás de cada objeto que cai, há um abismo de mistérios.

Eu suspeito que não conhecemos o que há nesse abismo.

Eu suspeito que mal conhecemos as leis da Física.

Eu tentarei explicar essa minha suspeita.

Prometo que tentarei.

Aqui!

32 comentários:

  1. Não disse nada, só fez brá, brá, brá...

    ResponderExcluir
  2. Tanta baboseira, pra explicão nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o porta retrato do meu filho caiu do nada da parede eu estou em choque o que será 😭

      Excluir
  3. Falou ,falou mas nao explicou nada !

    ResponderExcluir
  4. Estava tentando dormir numa sexta-feira meia noite caiu uma moeda de cima do guarda-roupa.. assustada tou eu meu Deus 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aconteceu comigo. Uma moeda voou da estante numa distância que não tem explicação
      Estou procurando respostas e nada

      Excluir
    2. Aconteceu comigo essa noite duas moedas Cairão de cima de uma cadeira que tenho ao lado de minha cama nessa cadeira coloco o ventilador e tinha deixado as moedas encima da cadeira daí as moedas Cairão no meio da noite acordei assustado pois isso nunca tinha acontecido antes aqui em casa


      Excluir
  5. Meu boné caiu levantei coloquei no lugar caiu fui botei no lugar caiu ai coloquei de novo e ficou estranho

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha botado um brinquedo da minha sobrinha no meu quarto, faz tempo já, ele e um cavalinho e que quando nois liga ele começa a andar e cantar.
    Ele ficava em uma prateleira no meu quarto tudo normal ate que ontem quando eu fui dormi umas 1hs eu escutei ele cantando, eu fiquei normal pois como estava dormindo eu ainda nao tava raciocinando então levantei e peguei e desliguei e deixei no chão.
    Quando fui deitar ai que eu me toquei de que eu tinha deixado ele numa prateleira ai que começo os meus medos e coração acelerado.
    Quanto mais eu pensava em uma explicação do brinquedo de ter caido sozinho mas eu me desesperava pois nao conseguia dar explicação de como aconteceu isso, o meu quarto tem central e eu nao sei se talvez tenha sido o vento dela mas nao faz sentido porque o brinquedo era de um material forte e o vento de central e fraco, outra de que ele poderia esta em cima das toalha que tinha na minha prateleira e que talvez eu tenha botado ele na ponta ai ele caiu, até ai tava tudo bem, pois eu me alivei mais por pensa nessas idéias, porém, como ele ligou sozinho? Eu pensei, no cavalinho tem dois coisinhos de liga e desliga no fundo no cavalinho.
    Eu comecei a me treme e fica nervosa e com medo, tentando pensa que aquilo era so um sonho ou que nao era nada de mal acontecendo comigo e que talvez era so coisa da minha cabeça, ai peguei meu celula e comecei a meche nele para tenta me acalmar, nessas horas me deu vontade de ir no banheiro eu segurei so que tive que ir, morrendo de medo eu levantei e nem olhei pro cavalinho e nem pra prateleira para nao pensar mais ainda nisso, quando tava lá minha mae abriu a merda da porta dela numa velocidade e perguntando se eu nao durmo, ai me venho na cabeça de que ela tenha escutado o cavalinho ligado, depois voltei pra cama e tentei ver se eu conseguia dormi denovo, quando foi umas 2:40 eu fui dormi, com o mesmo medo e paranóia, eu tentava pensa em como isso aconteceu, tipo um brinquedinho cai sozinho e liga sozinho? Eu nao conseguia pensa em nenhuma explicação pra isso! E isso me apavorava mais ainda, tentei me acalma e nao funcionava, eu pensei no pior naquela noite, mas meu cerebro dizia que nao tinha nada de mal comigo lá, mas tambem nao dava nenhuma explicação que fazia sentido, mas tambem nao me dava nenhuma ideia de explicação do que tinha acontecido, eu tentei ignora e para de pensa e dormi e fingi que nada aconteceu, mas nao consegui, cada vez que fechava o olho eu olhava para o meu quarto, ate então que eu consegui cochila, mas, quando eu abri o olho na minha mente tinha alguém abaixado do lado da minha cama me olhando, eu sabia que isso era so um sonho uma alucinação pelo fato deu ta com medo,
    Tinha que ser isso!!! Entao quando me deu vontade de grita eu fechei o olho e acordei com o coração acelerado, parecia que ia parar ou sair pela boca, eu tava muito nervosa nao consegui dormi ontem por conta disso tudo, eu nao conseguia sentir nada alem de medo e pânico, até agora de manhã. Ainda me pergunto como o brinquedo caiu, como eu tinha dito, ele e um cavalinho e que tem duas coisinhas no fundo dele de liga e desliga, e do nada ele cai da prateleira, eu nao sei se ele estava em cima da toalha ou na beirada, resumindo eu nao me lembro , mas de todo jeito nao tinha como ele cair assim, e muito menos dele liga e começa a cantar, talvez tenha sido quando ele caiu, ele caiu e ligo, mas também nao faz sentido ele cair e liga assim so pela queda, o que me assusta também e que eu nao ouvi a zuada dele caindo, talvez pq eu tava dormindo mas mesmo assim, eu nao escutei nenhum treco e nem nada, isso que foi mais bizarro ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um caso interessante, mas me parece que o cavalinho caiu, ligou-se na queda e te acordou com a música. Objetos caem por diversos motivos. Se você estava dormindo, pode não ter ideia do que causou a queda, mas pode ter sido alguma vibração, algum tremor leve, ou ele poderia estar sobre roupas e roupas são instáveis. Agora, passado o susto, talvez você possa analisar a causa da queda com mais calma. O resto é consequência.
      Mas que assusta, não há dúvida.
      Se acontecer novamente, nos informe!

      Excluir
  7. Olá são 3: 9 da manhã eu acabei de passar por uma situação, eu estava sozinha na dispensa da minha cozinha vendo a lua que está muito bonita, e comecei a falar sozinha e colocar uma situação que tive com uma amiga e de como eu ia conversar com ela e explicar … ok! Depois de alguns minutos falando e olhando ela lua eu escuto um barulho, eu fui olhar era a lancheira do meu filho que tinha caído, eu me assustei demais pq a lancheira estava em uma superfície que não tinha explicação alguma dela cair de lá sozinha, e logo em seguida eu sentir um cala frio e medo horrível.. a minha cachorro ficou só me olhando eu corri pro meu quarto!! Tô com medo demais, acordei até meu marido e vim aqui atrás de aplicações e sair mas confusa ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Objetos caindo ao acaso na madrugada em despensas são assustadores? Sim, mas eu levantaria algumas hipóteses. Primeiro: onde há comida pode haver outras formas de vida em busca de uma refeição ou mesmo de moradia. Não estou dizendo que sua despensa seja suja e que more ratos nela, mas nunca subestime os ratos e outros animais pequenos e aparentemente pouco inteligentes. Volte ao local do objeto e vasculhe por sinais de fezes, mordidas, coisas roídas, pelos ou qualquer coisa anormal. Pode ter sido apenas o caso de um animalzinho se assustar com a sua fala solitária e ter saltitado, derrubando a lancheira. Segundo: embora pouco provável, é possível que você tenha provocado a queda mesmo sem querer. Você se lembra de ter movimentado ou tocado em algum lugar próximo à lancheira em algum momento anterior? Pode ter desestabilizado algum outro objeto que caiu depois e derrubou a lancheira. E por fim, pense sobre o quê você estava fazendo no exato momento quando a lancheira caiu. Você tem coragem de repetir propositalmente a experiência? Se tiver, tente fazer com que a cena se repita e verá que a lancheira não cairá. Nada cairá. Às vezes tudo é mero acaso. Há acasos que assustam e há acasos que não parecem acasos, mas é somente isso: acaso.

      Excluir
  8. Desde fevereiro pendurei um objeto feito.de.conchinhas em um gancho bem fixo na parede lateral de um guarda roupa de.madeira. Moro sozinha. Ao acordar hoje, fui ao.banheiro e, quando voltei ao quarto, o objeto estava no chão, mas o gancho ainda fixo na parede. Impossível o objeto ter se erguido para sair do.gancho !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua experiência.
      As conchinhas estavam amarradas em algum fio? Algum nó pode ter se desamarrado ou algum fio se rompido pelo tempo? Você ouviu o objeto cair ou ele pode ter caído a muitas horas atrás? E se você jogou uma toalha ou qualquer outra coisa relativamente pesada sem querer e sem perceber sobre o objeto e ele tenha caído devido ao peso algumas horas antes?
      Mas essas questões são difíceis de responder. Pense um pouco mais sobre o que pode ter sido a causa natural desse tipo de queda. Se descobrir, nos conte. Essas coisas caindo são mesmo intrigantes.

      Excluir
  9. Eu estava limpando a casa deixei dois panos grande no corrimão e o pano estava úmido foi arremessado do corrimão pro alto uma 40 cm de altura como se algo invisível tivesse jogado ele pro alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso estamos falando não de objetos que caem, mas que voam, que desafiam a Lei da Gravidade. Essas coisas costumam ser mostradas em vídeos na Internet, mas sou cético quanto a eles, porque hoje em dia é muito fácil fraudar vídeos. Objetos voando são mais improváveis que objetos caindo, porque a queda é um caminho natural diante da gravidade, mas a levitação ou o voo, não.
      Difícil dar uma explicação sem maiores detalhes, mas mesmo assim obrigado por compartilhar sua história.

      Excluir
  10. A torneira ligou sozinha e o exaustor logo em seguida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supondo que esses dois acontecimentos tenham se seguido ao voo do pano, narrado mais acima, então o evento como um todo é de uma complexidade que assusta.
      Mais uma vez, como não tenho os detalhes, fica difícil pensar em alguma explicação racional. Não que não possa haver uma explicação racional, mas é difícil pensar nela sem maiores detalhes.
      Seu relato ainda assim é válido e eu agradeço sua colaboração.

      Excluir
  11. Já vi copo deslizar como se tivesse sendo empurrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os copos em geral se movem por deslizamento sobre uma camada fina de líquido ou mesmo em superfícies secas, mas lisas. O mistério de cada caso depende dos detalhes, tais como o tipo de copo, o suporte onde ele se apoia, se há ou não algum tipo de vibração, ainda que imperceptível para nossos sentidos normais.
      Obrigado pelo relato.

      Excluir
  12. Batidas na porta são comuns mas ouvir batidas na porta no meio da mata numa chácara sem vizinho no meio da madrugada é assustador.
    Lembro meu pai corajoso abriu a porta rondou a casa não viu ninguém.
    Sempre contava que depois das 23:00 é o horário preferido das almas
    Sempre ia deitar cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matas são ambientes complexos e cheios de formas de vida natural noturna, e as modernas técnicas de filmagem noturna têm mostrado que há muitas espécies noturnas que são curiosas e aventureiras. Somente um morador local pode saber se os sons são normais ou anormais para aquele ambiente e mesmo assim, um som anormal não significa algo paranormal.
      Entretanto, o medo não pode ser facilmente afastado. Todos os casos envolvendo casas isoladas ou rurais, ou ainda casas urbanas abandonadas costumam provocar um medo especial, que não sentimos em ambientes corriqueiros.
      Viver, ainda que temporariamente, em lugares assim sempre requer uma boa dose de coragem.
      Obrigado por compartilhar seu relato.

      Excluir
  13. Interessante o texto, muito bem escrito. Deixa eu compartilhar um caso: fui fazer uma visita à Serra da Barriga e vi um boneco de pelúcia sentado sobre a grama, sem a cabeça. Era preto, e com bolinhas brancas no lugar das mãos, e um círculo branco no lugar da barriga. E a cabeça parecia ter acabado de ser arrancada, pois o algodão do pescoço estava consideravelmente destacado para cima. Contornamos tal objeto (meio surpresos), e passamos por ele. Ele me pareceu esquisito, mas era muito, mas muito material. O grupo se distraiu um pouco (eu, outro adulto e mais 3 crianças), e quando nos viramos ele não estava mais lá. Sinceramente, nem me passou pela cabeça na hora o nível de experiência paranormal que estávamos passando. Brincamos, dissemos "Ave Maria, cadê o negócio?", e fomos saindo para irmos embora. Rapidamente lembrei que enquanto conversávamos ali perto chegou uma família lá( dois homens e duas crianças), e 1 deles estava com expressão fechada e vinha com uma palha de coqueiro passando sobre a grama (ainda comentei: "olha isso, mas é melhor nem mexer né?", e o homem da palha nem pra mim olhou). Um menino correu e subiu num salto em uma pedra, e a habilidade física da criança nos chamou a atenção. E neste momento o boneco estava lá... Pensando que eles viram, ou que levaram o boneco, eu ainda corri, rapidinho, subindo a ladeirinha que tinha para interrogar este grupo, mas eles não estavam na ladeira, parece, sinceramente, que sumiram. Ficamos surpresos, mas aceitei a tese de que eles haviam levado o boneco. No outro dia, jantando num restaurante com a família, toquei no assunto. Aí falei: será que a gente não tirou uma foto desse boneco não? Todos riram. Aí minha irmã olhou no celular dela e viu que meu sobrinho de 6 anos estava com o celular dela tirando foto das paisagens e HAVIA TIRADO UMA FOTO DO LUGAR ENQUANTO CHEGÁVAMOS, E NÃO TINHA NINGUÉM LÁ. E na foto, a pelúcia não aparece. Eu fiquei extremamente chocado, pois como bom analista, vi ali que estávamos realmente diante de uma situação paranormal, e aí eu pus até em cheque a existência daquela família que esteve lá, com a palha nas mãos e cara de poucos amigos. Enfim, passei umas 2 semanas digerindo esta experiência, e me sentindo enganado por forças que manipularam facilmente e com maestria as leis da física, pois TUDO foi real, sem nenhum indício de anormalidade. Sabe o que pensei? Se tais forças assim desejarem, podem plantar objetos e criar situações que adoecem pessoas, no plano físico, e pode facilmente jogar umas contra as outras, como em casos de esquizofrenia, onde as pessoas doentes têm certezas do que vivem e vêem, apesar de ser total ilusão. Pois o que vi no chão foi real e palpável, pois sou curioso e não tenho medo. Fiquei a menos de 1 metro do objeto, o rodeei e não vi nele indício algum de não ser palpável, só achei improvável porque pela sua densidade, ele deveria estar mais afundado na grama, e ele estava por cima dela, meio que flutuando. E como havia chovido, o algodão do pescoço deveria estar menos erguido do que aparentava. É este o meu relato. Que os incrédulos reflitam sobre esta minha experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua experiência.
      Intrigante, porque o local não sugere esse tipo de ocorrência, o horário também não, e o objeto avistado menos ainda. Parece um conto de Stephen King.
      Mas vamos refletir algumas possibilidades: uma das crianças pode ter chutado o brinquedo para longe. O objeto pode não ter saído na foto porque ela pode ter sido tirada depois do chute, ou o objeto não estava no local antes da foto, foi colocado por alguém do outro grupo e depois foi removido pelo mesmo grupo sem que você se desse conta.
      O problema com esses acontecimentos é que são inesperados, ocorrem aleatoriamente em momentos em que não estamos com a atenção concentrada neles. Uma fração de segundos e perdemos o contexto, e então as coisas parecem não fazer sentido.
      Tenho ultimamente assistido intencionalmente nas redes sociais a pessoas de todo o mundo que se dedicam a canais que se especializaram em ensinar, ou mais exatamente, a desmascarar pequenos truques de mágica, tal como fazia o famoso Mister M., que apareceu na televisão brasileira algumas décadas atrás. A razão de meu interesse em truques de mágica é exatamente em entender como um mágico, uma pessoa com um grau de inteligência acima da média, planeja, treina e executa ações no mundo físico de forma a enganar os sentidos e a intuição das pessoas normais, não preparadas para acompanhar os eventos realizados em uma sequência milimetricamente planejada, de forma que ao final tenham a sensação de estarem fora da realidade, ou vendo algo que foge da realidade tal como comumente a conhecemos.
      Mas a realidade pode nos enganar tão bem como um truque de mágica.
      As câmeras de segurança são meios modernos capazes de elucidar muitas dessas situações misteriosas. Um estudo de um evento corretamente filmado pode dar explicações definitivas sobre situações aparentemente impossíveis.
      Como obviamente nem tudo pode ser filmado, há esses casos, como o que você relata, que parece mágico, mas se submetido a uma análise mais criteriosa, pode ter sido apenas um conjunto de eventos que é raro, mas é real e natural.
      De qualquer forma, obrigado novamente pelo relato. Se encontrar uma explicação plausível no futuro, compartilhe conosco. Ficaremos felizes em saber como o acontecimento pode ter se dado de maneira mais concreta.

      Excluir
  14. 2 noites já ,o carrinho de controle remoto do meu filho estava na instante da sala,2 vez seguida o carrinho carrinho e faz um barulhao,vou ver é o carrinho,como pode? Se está desligado.aff tá repreendido em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. A minha televisão já ligou sozinha um dia, e algumas panelas e louças balançavam umas sobre as outras enquanto enxugava no escorregor...foi assustador! Sempre que posso, peço a Deus proteção para a minha casa contra energias e espíritos ruins.

    ResponderExcluir
  16. Já ouve vários fenômenos .por onde passo em casas que já morei . Ferro elétrico que cai da mesa, brinquedos que ligam sozinhos , copos , panelas que caem da pia de lavar . Já até me acostumei. Só que já até pedir pra se mostrar ,se revelar quem é ., mas não tenho resultados.. sei que é Muito estranho.

    ResponderExcluir
  17. Essa noite lá pra 3 horas da madrugada caiu uma escova de cabelo que não tinha chances de cair , escutei o barulho bem longe do meu quarto tipo que fosse em outro cômodo da casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar. É difícil dizer o que pode ter ocorrido, se há uma explicação racional ou não para seu relato. É preciso mais detalhes. Por exemplo: você mora em casa ou apartamento? Se for em casa, ela fica em um local isolado ou em uma zona urbana densa? Pode ser algum pequeno animal ou coisa parecida que tenha se adentrado por engano na casa? Essas questões precisam ser pensadas.

      Excluir
  18. Descobri essa página procurando uma explicação para essa noite passada: cheguei tarde , abri meu armário para tirar a roupa de dormir,devo ter o deixado entraberto(?) , alguns momento após, escutei um barulho forte, fui verificar e vi caidas de uma das prateleiras duas caixinhas onde guardo miudezas, Como ? tentei dormir assustada e qundo ia conseguindo,já com tudo apagado ( MORO SÓ) eis que acordo com a claridade de um dos focos de luz do quarto acendendo Como? Sou católica,busquei meu terço, rezei-o e "rerrezei-o várias vezes. Consegui 1h. de sono e continuo assustada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar seu relato. Se você ler os demais relatos dos leitores desta postagem verá mais casos parecidos. Comigo também ocorre essas coisas vez ou outra em minha casa. Mas o principal a ser feito é manter sempre a calma e tentar entender o quê ocorreu. Um dia desses uma tampa de uma lata pulou para o alto bem no momento em que eu e minha esposa estávamos conversando sobre fantasmas, mas foi apenas uma coincidência. Fui até a lata, e ela estava cheia de sacolas plásticas para reciclagem com lixo. Minha esposa calmamente me lembrou que ela havia enchido a lata a pouco tempo e notara que a lata estava um pouco cheia demais. Essa era a explicação racional: as sacolas se expandiram e abriram a lata. Isso ocorreria mais cedo ou mais tarde. Se estávamos falando sobre fantasmas, isso foi apenas uma coincidência. Assusta um pouco, mas não podemos ficar paralisados e não tentar buscar uma resposta calmamente e no momento exato do acontecimento. Se deixarmos para outro dia, as coisas podem não ser as mesmas.

      Excluir