domingo, 26 de maio de 2013

Amigos reais e virtuais

Eu já disse o que é o Wab do Windows. Eu disse também que, embora ele seja pouco usado hoje, eu já o usei a tempos atrás, quando não existiam ainda as redes sociais.

Hoje, como todo mundo, uso o Facebook como meio de me manter em contato com meus amigos e conhecidos. Mas ainda assim, minha relação de amigos é pequena: 72 pessoas ao todo.

É pouco, mas é um fato. Antes, com o Orkut, cheguei a ter apenas 35 amigos, no máximo.

E antes ainda, usávamos nossas agendas de telefone, que, no meu caso, nunca passou de uns vinte números.

E antes dos celulares, eu tinha uma agendinha que usava na carteira, uma cadernetinha mínima de papel, e que foi-me útil por pelo menos uns 15 anos. Ela nunca se encheu de números, e assim, um dia eu a coloquei de lado e nem sei onde anda mais. De qualquer forma, meu círculo de contatos é muito restrito.

Mas, agora que temos o mundo virtual, eu poderia ter mais amigos. Eu poderia ser amigo de gente que não conheço pessoalmente.

Eu os tenho?

Não.

Quer dizer, tenho, sim, mas são tão poucos que é como se eu nunca houvesse pensado nisto antes.

Atribuo esta escassez de amigos a uma série de razões, entre as quais a de eu ser uma pessoa que é introvertida, intimista, e que não gosta muito de interação humana.

Afora a questão de personalidade, eu sou um funcionário público a tanto tempo que já me acostumei a não ver necessidade de contatos profissionais. Aparentemente, eu não preciso deles, e o modo como tenho trabalhado tem provado esta aparente verdade.

Por fim, mesmo os poucos amigos que me agradariam ter por perto eu não os tenho tantos, porque sou uma pessoa que já morou em tantos lugares e que já circulou por tantas paragens que é difícil acompanhar a vida de meus conhecidos, e o tempo, em geral, fragmenta as amizades.

E os amigos virtuais?

Eles só seriam viáveis se eu tivesse tempo para desenvolver algum tipo de elo comum de interesses.

Como sou uma pessoa com interesses igualmente fragmentados, não me atenho em assunto algum, e assim, não permito que as amizades virtuais se consolidem.

Uma pena.

Eu preciso pensar mais sobre meus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário