sábado, 25 de maio de 2013

Quando a vida parece não funcionar

Eu disse nesta postagem que chegou um determinado momento de minha vida em que comecei a duvidar da disciplina, do trabalho, da ciência e da própria vida.

Tem horas em que a vida parece não funcionar.

Uma pessoa que nasce pobre precisa fazer um esforço muito grande para sair de seu estado de pobreza. Uma pessoa que nasce necessariamente na ignorância precisa fazer um esforço muito grande para sair de seu estado de ignorância.

Por vezes, depois de muitos anos de esforço, não somos mais tão pobres, nem tão ignorantes, mas ainda assim, não estamos satisfeitos. Queremos mais. Olhamos à nossa volta e observamos que há gente que está melhor na vida. Muita gente teve a sorte de não nascer tão pobre, embora tenha igualmente nascido ignorante.

Então, não importa o quanto nos esforçamos, sempre observamos pessoas que estão em situação mais confortável que a nossa, aparentemente sem ter feito tanto esforço quanto nós mesmos fizemos. Parece que a vida é injusta e é mais fácil para uns e mais difícil para outros. Ora, se nascemos todos ignorantes, como estas pessoas conseguiram que a vida não fosse um caminhar tão difícil quanto o nosso?

Então, claro, percebemos que é o dinheiro que faz a diferença. 

O dinheiro facilita as coisas. Ele não faz um bebê rico ser menos ignorante que um bebê pobre quando ambos nascem, mas ele facilita as coisas ao longo do tempo para o bebê rico. Este, sem os problemas que os bebês pobres enfrentarão, tem seu progresso de aprendizado acelerado, e, em média, será um adulto que viverá mais confortavelmente que um adulto que nasceu na pobreza.

Mas depois de adultos, depois que sabemos, ou achamos que sabemos, como as coisas funcionam na vida real, percebemos que ainda estamos em desvantagem diante de pessoas mais bem sucedidas.

Por que algumas pessoas têm uma vida mais fácil que a de outras?

Sorte, dinheiro, não importa. O que me parecia na época ser apenas uma questão de esforço de repente se transformou numa questão muito mais séria: de repente, eu comecei a desconfiar de que as regras do jogo da vida, que eu supunha já ter dominado, não pareciam mais ser as regras corretas.

Quer dizer: se existiam mesmo regras mais ou menos certas para se vencer na vida, e eu as tinha sob meu conhecimento, e estava disposto a segui-las disciplinadamente, por que então eu não via progresso algum em minha vida?

Comecei a desconfiar destas regras.

Pense nisto: quando as regras da vida não nos levam a lugar nenhum, questione as regras.

Parece certo?

Eu vou falar mais sobre isto nos posts seguintes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário