domingo, 26 de maio de 2013

Coisas fáceis são difíceis

Quando as regras para o sucesso na vida parecem não funcionar, questione as regras, eu disse aqui.

Acontece que a vida geralmente nunca parece funcionar. Ao menos para nós, pessoas comuns, que não somos agraciados com a sorte que poderia nos sorrir e fazer nossa jornada menos áspera e longa.

E, já que a vida de quase todo mundo é dura, não faz sentido ficar contando o óbvio, o comum, o normal. Nós, sofredores do dia-a-dia, não precisamos de solidariedade de outros sofredores. Claro, é consolador saber que há muita gente em situação igual à nossa, e mais gente ainda em situação pior, e este conhecimento torna nossa dor menos forte, mas este conhecimento não nos faz livres do sofrimento. Apenas constatamos que o mundo não é um lugar fácil de se viver, e sentimos por vezes mais tristeza que algum incremento de esperança.

Mas, quando ouvimos algo que nos diz que há atalhos, que há pessoas que conseguiram, ainda que apenas momentaneamente, sair da roda de ratos em que estamos acostumados a viver, então passamos a prestar atenção à história que nos é contada. Histórias de sofrimento e fracasso não nos impressiona, mas histórias de sucesso são com bálsamo para nosso sofrimento diário. Histórias de sucesso são atraentes, chamam a atenção, despertam a curiosidade e nos fazem pensar se é possível descobrir qual a causa deste sucesso em particular, como a pessoa afortunada conseguiu o que conseguiu, e assim por diante.

Histórias de sucesso fazem nossos olhos brilharem.

Como é que aquele cidadão comum, que todos conhecem, passou a viver em uma situação tão melhor que a nossa? O que ele fez? Foi sorte ou foi esforço inteligente e dedicado? Podemos seguir o exemplo dele ou ele é especial, dotado de recursos incomuns, inacessíveis ao cidadão comum?

Essas perguntas fazem nossa curiosidade comichar. Daí que pessoas famosas ficam famosas. Elas, de alguma forma, saem, ou aparentam sair, da roda de ratos da vida comum e passam a levar um estilo de vida glamouroso, diferenciado, sofisticado, único. Isto é o que nos dizem as diversas mídias que vivem em função deste tipo de pessoas.

E o mundo todo para e senta para olhá-los.

Acontece que, na prática, as coisas não funcionam assim. Milhões de garotos tentarão ser atletas, mas apenas algumas centenas brilharão. Milhões de meninas rebocarão os lábios com batons na busca de serem a nova celebridade nas passarelas, mas apenas uma dezena delas terá realmente algum ganho financeiro com isto ao longo de alguns anos de glória seguidos de duro anonimato e silêncio. Milhões de universitários sonharão, nos bancos das faculdades, com a fundação de empresas que os tornarão bilionários em poucos anos. A realidade acabará por convencê-los de que um diploma é útil, mas que os bilhões são quase impossíveis de serem ganhos.

Mas, ainda assim, a mídia continua nos bombardeando com casos e mais casos de sucesso, como se fosse muito fácil alcançar algo que em geral nos parece muito difícil.

Coisas fáceis são difíceis. Esta deveria ser uma lei da vida. E é, exceto que ela não nos é ensinada. Quer dizer, ao menos eu ainda não a conhecia da forma como a exponho agora.

Então, como vim a saber que coisas fáceis são difíceis?

A caderneta de capa marrom ajudou-me nesta lição. Sim, porque uma simples caderneta de capa marrom não pode fazer mais que já faz toda caderneta, marrom ou não. Ela não torna mais fácil a vida. Ela é apenas um pequeno parafuso numa grande, gigantesca máquina cheia de engrenagens, que é a nossa vida. Se alguém disser que ficou rico ou famoso ou obteve qualquer melhoria de vida que seja em função unicamente de um pequeno artifício qualquer que seja simples e acessível a qualquer cidadão sem que se exija dele esforço algum maior, então desconfie. Coisas fáceis não são comuns. Atalhos são coisas raras. Investigue melhor e descobrirá por trás da história de sucesso algo óbvio tal como sorte, acaso biológico, oportunidade única, desonestidade ou mesmo uma janela de oportunidade, agora fechada para sempre para quem chegou depois, e também fechada para quem veio antes.

Eu pensei muito sobre o sucesso fácil.

Pensei muito.

Eu direi aqui, neste blog, sobre tudo o que pensei.

Prometo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário