terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Educação e dinheiro

Quando falei sobre minhas memórias temáticas, disse que gostaria de falar sobre minha educação e sobre trabalho. 

O que vem primeiro em nossa vida? A educação ou o trabalho?

Se entendermos que a educação não se limita à educação formal em instituições públicas de ensino, então podemos dizer que nossa educação começa no dia em que nascemos.

Algumas pessoas podem dizer que um infortunado, que nasça de uma mãe que não lhe dá sequer o direito de sobreviver, como ocorre com os abandonados logo no dia em que nascem, sequer tem a educação que um analfabeto melhor nascido dispõe, que são os ensinamentos elementares de respeito, segurança, convivência social e rudimentos do falar a língua com razoável correção. Mas, em geral, exceto nos casos em que a criança nasce com deficiências físicas de aprendizado, é quase impossível que não aprenda algo com a simples existência. Então, ela, a criança, pode se desenvolver fisicamente e, embora possa se tornar um adulto sem instrução formal nenhuma e jamais vir a trabalhar, ela ainda aprenderá coisas que podemos chamar de rudimentos de educação.

Já o trabalho vem depois. Pode-se falar de afortunados que, tendo ou não uma boa educação, não precisam de forma alguma trabalhar. E há aqueles que, sendo afortunados, e podendo viver sem o trabalho, ainda assim trabalham, ainda que não tenham como objetivo principal o dinheiro.

Quanto a mim, acredito que nasci em uma família em que a educação, embora limitada, era relativamente valorizada, assim como o trabalho. Não nasci rico, de maneira a poder viver livre do trabalho. Então, o dinheiro sempre foi uma das principais razões para se trabalhar. E, em geral, uma das razões para se empenhar em busca de melhor educação é exatamente obter um bom trabalho. Logo, a educação é condição para se ganhar o dinheiro, e não o contrário.

Então, para que eu fale de dinheiro aqui, neste blog, primeiro é preciso que eu fale de educação. Não só da educação formal, que é importantíssima, mas daquela educação que vem antes, e que começou no dia em que nasci.

Que educação foi esta? De quem a recebi? No que ela consistia?

Eu quero saber quem sou, e porque sou quem sou. Tornar-se quem eu sou começou logo cedo.

Começou com minha educação. Começou no dia do meu nascimento.

Começamos a nos tornar nós mesmos desde o primeiro suspiro.

É preciso entender isto melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário