quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O acaso nosso de cada dia


Como o acaso acabou conduzindo minha vida como um grande rio, quando na verdade eu achava que tinha o controle de tudo, remando meu barquinho com a força de um gafanhoto, lutando contra a corrente, sem me dar conta de que quase nada poderia fazer?

Ele, o acaso, mudou minha vida de diversas maneiras, muitas das quais ainda nem me dei conta. E continuará mudando, não tenho dúvidas.

O que tem de mais interessante nisto é que nesses longos anos de minha existência eu não me dera conta da importância do acaso em nossas vidas, e o mundo me parecia um lugar maldoso, confuso e injusto.

O mundo é injusto, mas há uma razão para isto.

O mundo também é um lugar perigoso e mau, e há também razão para isto.

E além do mais, ele, o mundo, ainda pode ser um lugar muito confuso, se não soubermos como as coisas realmente funcionam nele.

A descoberta do acaso foi algo revelador e impactante em minha vida, e ajudou a ver o mundo de uma forma mais clara e racional.

Esta descoberta se deu não por acaso. Desculpas à parte pelo trocadilho, não descobri o acaso por acaso. Às vezes, a vida parece conspirar para que venhamos a saber aquilo que ainda não sabemos, e que muito nos faz falta. 

O acaso é uma dessas coisas não sabidas e que, quando desvendadas, mudam nossa compreensão do mundo.

Quando do post do link acima, 2004, eu ainda me maravilhava com este novo presente intelectual.

O acaso!

O acaso nosso de cada dia será esmiuçado neste blog com toda a calma que o tema demanda.

O acaso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário